Miguel Gonçalves Mendes vai adaptar "Evangelho Segundo Jesus Cristo", de Saramago

| Cultura

O realizador Miguel Gonçalves Mendes vai transformar em filme o romance "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", de José Saramago, e já tem um argumento adaptado para uma produção com equipa e elenco internacionais, disse à agência Lusa.

"É o mais cinematográfico de todos os romances de José Saramago, é o que tem a estrutura para adaptar para cinema", afirmou o realizador, que embarca neste projeto depois de ter rodado o documentário "José & Pilar". O projeto está ainda numa fase inicial. Será produzido pela Jumpcut, produtora de Miguel Gonçalves Mendes, mas terá co-produção internacional. "Só assim faz sentido", disse.

"A leitura da história é minha", mas está lá a essência do romance do Nobel português que tanta polémica causou nos anos 1990: "A desconstrução da imagem de Jesus, a questão da culpa, do livre arbítrio, do Bem e do Mal, de estarmos perdidos, o próprio papel da mulher, injustiçada", elencou o cineasta, ateu, de 32 anos.

Tópicos:

Evangelho, Jesus Cristo Saram, Saram,

A informação mais vista

+ Em Foco

Várias organizações de defesa dos Direitos Humanos exigem uma investigação rigorosa.

A morte do advogado foi conhecida há dois anos, no Natal, mas existem vários indícios de que a possa ter simulado.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.