Correia de Campos força acordo pelo salário mínimo

por Antena 1

Foto: Antena 1

Mais de meio milhão de trabalhadores aguarda com expectativa pelo aumento do salário mínimo nacional no próximo ano. O tema vai esta quinta-feira à Concertação Social para ser discutido. Nesta altura o salário mínimo está em 530 euros, o Governo propõe 557 no próximo ano, a CGTP quer 600 e os patrões não aceitam ir além dos 540. Correia de Campos luta por um acordo.

Esta será a primeira reunião da concertação já com António Correia de Campos à frente do Conselho Económico e Social (CES). O antigo ministro socialista foi entrevistado pela editora de Política da Antena 1, Maria Flor Pedroso.

Correia de Campos revelou que tudo fará para que haja acordo para 2020, conforme disseram CIP e CGTP na Antena 1, mas não comenta as condições impostas por Arménio Carlos, ao mesmo tempo que diz que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa é essencial para que tal aconteça.

Como presidente do CES, confessa que o melhor seria que o representante deste organismo a presidisse à concertação e não rejeita a possibilidade de mais tarde poder propor essa alteração, quando tiver a confiança dos parceiros, e para isso é preciso tempo.

O novo líder do CES garante independência total e até deixou de ser dirigente do PS e revela a sua convicção e que seria melhor que as negociações se façam na Concertação e não no Parlamento.

Este responsável diz que o país tem de estar grato ao PCP e ao Bloco de Esquerda por terem moderado o populismo à esquerda e diz que o país ainda não percebeu isso. Correia de Campos acrescenta que se venceu um estereótipo e que o Partido Socialista está atualmente no lugar que é ideologicamente correto.

pub