Africa Eco Race: Elisabete Jacinto termina em 3º

por Carlos J Barros - RTP
Elisabete Jacinto to

Elisabete Jacinto (MAN) terminou em 3º lugar, nos camiões.

Na etapa de hoje, que teve 21 quilómetros cronometrados, mas que não contou para a classificação geral, Elisabete Jacinto conseguiu o 30.º tempo na classificação conjunta auto/camião, o quinto entre os camiões.

Depois de no ano passado ter concluído na quarta posição, Elisabete Jacinto conseguiu o seu quinto pódio na prova africana, na qual foi segunda em 2011 e 2012 e terceira em 2013 e 2014.

No final da etapa, disputada junto ao mítico Lago Rosa, Elisabete Jacinto garantiu estar muito satisfeita com a sétima presença na prova e classificou a Eco Race deste ano como uma das mais difíceis que já disputou.

“Este rali foi, sem dúvida, um dos mais duros que já fiz. Por isso, estamos muito contentes por chegar ao fim em terceiro lugar entre os camiões e na 14.ª posição da geral. Aliás, estou tão contente como se tivesse ganhado a prova”, disse Elisabete Jaciento, citada pela sua assessoria de imprensa.

A piloto lembrou que a equipa, que integra Marco Coxinho e José Marques, soube lidar com as adversidades que encontrou ao longo da prova.

“Tivemos vários problemas ao longo de toda a prova, mas é forma como lidamos com as adversidades que dita o nosso lugar na classificação final (…) A equipa ganhou um novo alento nesta corrida e estamos todos de parabéns”, afirmou.

A competição de camiões foi ganha pelo russo Anton Shibalov, que totalizou 47:22.01 horas, seguido do checo Tomas Tomecek (50:13.48) e da piloto portuguesa (50:49:34).

Ricardo Leal dos Santos (Nissan) terminou a etapa de consagração na terceira posição e foi 12.º na geral de automóveis, ganha pelo cazaque Kanat Shaginov.

Em motos, José Fernando Sousa e José Fernando Sousa Jr, ambos em KTM, terminaram hoje no quarto e quinto lugar, respetivamente.

Na classificação geral, José Fernando Sousa terminou na sétima posição, a mais de oito horas do vencedor, o norueguês Pal Anders Ullevalseter (KTM), enquanto José Fernando Sousa Jr. Foi oitavo.
pub