Ayrton Senna recordado 20 anos depois da morte

| Motores

Faz amanhã 20 anos que Ayrton Senna morreu
|

Vinte anos depois da sua morte, na quinta-feira, no velho circuito de Imola, onde desde 2006 não correm carros de Fórmula 1, será desvelado um busto de Ayrton Senna. A cerimónia marca o arranque de quatro dias dedicados a assinalar, no local da sua morte, o desaparecimento de um dos ícones do desporto mundial.

A 1 de maio de 1994, faz 20 anos na quinta-feira, Ayton Senna da Silva morreu em corrida, no circuito italiano de Imola, quando o seu Williams-Renault embateu violentamente nos muros da curva Tamburello.

De quinta-feira a domingo, o circuito de Imola abrirá as portas ao público, que poderá dar uma volta à pista no próprio carro, numa mota ou a bordo de um Supercar.

No "paddock", os visitantes poderão experimentar simuladores de pilotagem e, ao longo dos quatro dias, serão organizadas várias corridas, em karts ou em viaturas clássicas.

Na quinta-feira, será desvelado um busto de Ayrton Senna, realiza-se uma parada de homenagem ao piloto brasileiro, com carros de particulares, uma conferência sobre segurança na Fórmula 1 e uma cerimónia oficial na curva Tamburello.

No dia seguinte, realiza-se uma corrida de karts com a participação de pilotos de Fórmula 1 e no sábado haverá corridas de carros de Fórmula 1, Sportscars e GT (Turismos).

No domingo, o circuito acolhe uma corrida de ciclismo (100 quilómetros de prova), bem como uma parada de carros antigos.

Durante todo o programa, estará patente no Museu Checco Costa, integrado no complexo do circuito, uma exposição com carros que pertenceram ao piloto
brasileiro.


A informação mais vista

+ Em Foco

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Entrevista Olhar o Mundo a um dos autores e investigadores militares mais reconhecidos do mundo anglo-saxónico.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.