Ayrton Senna recordado 20 anos depois da morte

por Mário Aleixo c/Lusa
Faz amanhã 20 anos que Ayrton Senna morreu AP

Vinte anos depois da sua morte, na quinta-feira, no velho circuito de Imola, onde desde 2006 não correm carros de Fórmula 1, será desvelado um busto de Ayrton Senna. A cerimónia marca o arranque de quatro dias dedicados a assinalar, no local da sua morte, o desaparecimento de um dos ícones do desporto mundial.

A 1 de maio de 1994, faz 20 anos na quinta-feira, Ayton Senna da Silva morreu em corrida, no circuito italiano de Imola, quando o seu Williams-Renault embateu violentamente nos muros da curva Tamburello.

De quinta-feira a domingo, o circuito de Imola abrirá as portas ao público, que poderá dar uma volta à pista no próprio carro, numa mota ou a bordo de um Supercar.

No "paddock", os visitantes poderão experimentar simuladores de pilotagem e, ao longo dos quatro dias, serão organizadas várias corridas, em karts ou em viaturas clássicas.

Na quinta-feira, será desvelado um busto de Ayrton Senna, realiza-se uma parada de homenagem ao piloto brasileiro, com carros de particulares, uma conferência sobre segurança na Fórmula 1 e uma cerimónia oficial na curva Tamburello.

No dia seguinte, realiza-se uma corrida de karts com a participação de pilotos de Fórmula 1 e no sábado haverá corridas de carros de Fórmula 1, Sportscars e GT (Turismos).

No domingo, o circuito acolhe uma corrida de ciclismo (100 quilómetros de prova), bem como uma parada de carros antigos.

Durante todo o programa, estará patente no Museu Checco Costa, integrado no complexo do circuito, uma exposição com carros que pertenceram ao piloto
brasileiro.


pub