Hamilton vence em Montreal

por RTP
Legenda da Imagem

Campeão do Mundo domina GP do Canadá, regressando aos triunfos após desaires em Espanha e Mónaco.



Lewis Hamilton venceu o 4º GP da temporada e temperou o desgosto sofrido no Mónaco onde um erro quase no final lhe tinha custado o triunfo. Depois da pole obtida, o campeão do mundo confirmou o domínio em Montreal com uma vitória que lhe permite aumentar a sua vantagem no campeonato sobre o seu rival e colega de equipa, Nico Rosberg. Hamilton liderou confortavelmente a corrida toda e desde a 29ª volta da corrida que se tornou também o piloto inglês com mais voltas no comando de GPs, ultrpassando a marca de 2089 voltas, detida até aí por Nigel Mansell.



Hamilton já tinha vencido no Canadá por 3 vezes e fica agora a um triunfo de igualar o recorde de Michael Schumacher em Montreal.

Os pilotos da Mercedes rodaram tranquilamente na frente da corrida sem que ninguém mais tivesse a mínima oportunidade de se chegar. Atrás o duelo para o outro lugar do pódio ficou destinado aos finlandeses da Ferrari Kimi Raikkonen e da Williams, Valtteri Bottas



Hamilton apenas cedeu o comando por um breve momento, no momento do pit stop, a Nico Rosberg, mas desta vez tudo aconteceu sem erros de operação na equipa alemã e o campeão do mundo não esteve ameaçado nunca por parte do seu colega de equipa, apesar de no final revelar que nunca se sentiu muito confortável com o equilíbrio que tinha no carro.

A gestão de travões, de pneus e de consumo foi sempre feita com grande tranquilidade, ora para um ora para o outro piloto da escuderia.



Atrás dos dois homens da Mercedes, Raikkonen estava em condições de chegar a mais um pódio. Só que após o seu 1º pit stop, ele fez um pião. O finlandês foi surpreendido tal e qual o ano passado por um disparo não previsto do sistema híbrido do carro que inesperadamente levou a que o carro desse uma guinada.



Isso custou tempo a Raikkonen e com isso, durante o seu pit stop, Valteri Bottas ganhou o lugar que conseguiu depois, gerir até final.

A Ferrari ainda tentou uma manobra extrema, voltando a fazer outro pit stop para Raikkonen e colocando pneus supermacios no carro. Kimi fez um sprint final, rodando mais rápido que Bottas no final, mas já não conseguiu encostar no seu compatriota, restando a quase 5s de o apanhar de novo, no final. Bottas fez a gestão do seu composto de pneus macios para garantir aquele que é o seu 1º pódio e da Williams na presente temporada.



Raikkonen terminou à frente do companheiro de equipe, Sebastian Vettel. O alemão fez uma corrida magnífica, de trás para a frente. Após o problema ocorrido na qualificação e que acrescida de uma penalização o fez largar do fim da grelha, Sebastian forçou ultrapassagens no limite como a Alonso e a Hulkenberg durante a corrida para galgar posições.

Com um primeiro pitstop muito cedo, na 8ª volta, que tinha muito de intenção tática mas que correu mal na ação, Vettel teve de ir buscar em pista, a compensação. Foi uma corrida sempre ao ataque e muito consistente, por quanto o 5º lugar é excelente e mostra que sem os problemas na qualificação, Vettel teria dado trabalho na frente da corrida aos homens da Mercedes.



Felipe Massa também largou das últimas posições de grelha e fez uma corrida muito interessante e competitiva. Ele esticou por diversas vezes ao máximo o seu Williams Mercedes para ganhar posições em pista aos pilotos da Sauber, Force India, Lotus, progressivamente ganhando os diversos duelos em que se envolveu. Depois foi gerir a sua corrida com um pit stop tardio. Massa teve uma boa corrida em Montreal e evidenciou o seu lado batalhador.



Pastor Maldonado garantiu com o 7º lugar, os primeiros pontos na temporada. Foi o melhor piloto da Lotus que estava bem colocada na grelha. Mas desta vez beneficiou de não ter cometido erros, ao contrário do seu colega Romain Grosjean que cometeu erro de principiante ao fazer uma dobragem ao Manor GP ede Will Stevens, que lhe custou além de um furo e ida à boxe, uma penalização de 5s ao seu tempo de corrida por culpa no incidente. Com isso, um 6º lugar que poderia ter sido seu, acabou num 10º lugar no final, atrás de Nico Hulkenberg no Force india e Daniil Kvyat no Red Bull.

O destaque negativo e final para a McLaren, que abandonou com os seus 2 carros. É agora e já a equipa menos fiável da temporada, com 8 desistências. Um inferno sem fim. Com o nervosismo a não ser evitado. Durante a corrida, quando foi pedido pela equipa a Alonso, que o espnhol diminuísse ritmo e gerísse o consumo de combustível, este recusou-se a fazê-lo. Até Silverstone, as coisas não vão melhorar muito na equipa de Ron Dennis.



CLASSIFICAÇÃO DO GP DO CANADÁ


1. Lewis Hamilton Mercedes GP 70 Voltas
2. Nico Rosberg Mercedes GP +2.2s
3. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +40.6s
4. Kimi Raikkonen Ferrari +45.6s
5. Sebastian Vettel Ferrari +49.9s
6. Felipe Massa Williams-Mercedes +56.3s
7. Pastor Maldonado Lotus-Renault +1m06.6s
8. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +1 volta
9. Daniil Kvyat Red Bull-Renault +1 volta
10. Romain Grosjean Lotus-Renault +1 volta
11. Sergio Perez Force India-Mercedes +1 volta
12. Carlos Sainz Toro Rosso-Renault +1 volta
13. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault +1 volta
14. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari +1 volta
15. Max Verstappen Toro Rosso-Renault +1 volta
16. Felipe Nasr Sauber-Ferrari +2 voltas
17. Will Stevens Marussia-Ferrari +4 voltas
D
Roberto Merhi Marussia-Ferrari Caixa?
D Jenson Button McLaren-Honda Escape?
D Fernando Alonso McLaren-Honda Escape?

No mundial de Pilotos, Hamilton tem agora 151 pontos, Rosberg 134, Vettel 108, Raikkonen 72, Bottas 57, Massa 47, Ricciardo 35, Kvyat 19, Grosjean 17. Nos construtores lidera a Mercedes com 285 pontos, seguindo-se a Ferrari com 180, Williams 104, Red Bull 54, Lotus 23 e Sauber 21.

O GP da Áustria é a próxima ronda do campeonato
pub