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Hamilton vence na Bélgica

por RTP
Em Spa, 6ª vitória do ano para Lewis Hamilton

Lewis Hamilton venceu o GP da Bélgica depois de uma corrida consistente, no domínio da corrida, apenas surpreendido pelo mexicano Sergio Perez na primeira volta de corrida.





Recuperando o comando logo a seguir, o inglês impôs um ritmo que lhe permitiu gerir à distância a tentativa de recuperação do seu colega de equipa e rival no mundial, o alemão Nico Rosberg.



Rosberg fez uma partida horrível. Pela primeira vez esta temporada, os pilotos não tiveram auxílio dos engenheiros na pitwall, para garantir eletronicamente o largar de embraiagem que colocasse o torque ideal do carro no asfalto, impedindo a derrapagem no arranque. Pois Rosberg falhou por completo a ação, caiu de 2º para 5º, vendo-se nas primeiras voltas a lutar com Vettel, Bottas e Ricciardo.



Foi apenas depois do 1º pit stop, que Rosberg assumiu a 2ª posição de corrida mas desde então não teve mãos nem carro para encostar em Lewis Hamilton que no comando da prova (cedido só durante as paragens para pit stop), foi tranquilo e rápido rumo a mais uma vitória no campeonato. O equilíbrio perfeito para o setor intermédio, mais técnico, da pista, justificou a vantagem do campeão do mundo na pista de Spa-Francorchamps.



Ele converteu, como prometeu, a pole position em vitória, a 6ª da temporada e agora alargando a vantagem no campeonato para 28 pontos, ou seja, mais do que um GP de avanço para Rosberg (vitória dá 25 pontos).



Situações relevantes de corrida, merecem destaque.

A que mais se falará, fruto da importância no resultado, a explosão do pneu traseiro direito do Ferrari de Sebastian Vettel.

O alemão da Ferrari, fazendo o seu 150º GP e no 900º GP da Ferrari no mundial de F1, arriscou perante a concorrência com uma manutenção em pista que lhe proporcionasse a discussão do pódio. Lutando contra Romain Grosjean na etapa final da corrida, o francês com composto mais novo, Vettel gerindo principalmente no Raidillon e em Eau Rouge, a borracha do seu mais gasto composto.

A 2 voltas do final, depois de passar Eau Rouge e ao entrar na longa reta Kemmel, Vettel vê o sonho de alcançar o pódio com a Ferrari em tão especial ocasião (900 GPs), esfumar-se.



A exemplo do que se passara na 6ª feira com o Pirelli do Mercedes de Rosberg nos treinos livres, agora com consequências, o pneu estoirou. Pode ter sido um furo, há quem aposte em delaminação. Vettel furioso no final considerou "inaceitável" a falta de fiabilidade dos pneus, mesmo considerando o uso extremo a que os havia sujeitado.



Quem aproveitou foi Romain Grosjean. O francês levou o Lotus ao pódio, mercê de uma corrida sólida, sem erros, ajudado pela competitividade do motor Mercedes. Teria provavelmente mais dificuldades de chegar lá, tivesse Vettel mantido o Ferrari em pista e resistido na última volta.



Porém há mérito para o francês pela corrida, considerando até que largou de 9º na grelha depois de uma penalização antes da corrida por mudança da caixa de velocidades do carro. Certo que, bafejado pelo infortúnio de Sebastian, acabou a carimbar o seu 1º pódio (e da Lotus também), desde o GP dos EUA de há 2 anos.



Sergio Perez fez também uma corrida notável. O seu arranque foi perfeito, rápido, batendo ambos os Mercedes na 1ª volta. Fica para a história. Depois foi consistente a lutar com os do seu campeonato. Massa, Raikkonen, Kvyat que lutavam por posições entre o 5º e o 8º lugares. 



A Red Bull, que parece ter denunciado o contrato que a liga à Renault para 2016, teve um dia competitivo. Daniel Ricciardo que em 2014 tinha vencido na Bélgica, andou no Top 5 até um problema hidráulico ter acabado com a sua corrida. Já Daniel Kvyat esboçou um ataque final com compostos mais novos que a concorrência direta, progredindo com ultrapassagens a Raikkonen, Massa e Perez, acabando com o abandono de Vettel, por herdar um 4º lugar merecido.
 


Outro destaque positivo, se bem que terminando numa posição media de classificação, para Max Verstappen. O holandês com um Toro Rosso que não era dos mais competitivos em pista, foi autor de momentos brilhantes na pista. Ultrapassagens no limite, sem medo, para lá quase do que é seguro pensar. Um show o teenager hda Toro Rosso, uma lufada de ar fresco na F1.



A Williams levou Massa ao 6º lugar final, já que Valtteri Bottas não teve a sorte pelo seu lado. A corrida foi estragada com um erro pouco comum mas que aconteceu hoje. Aquando do 1º pit stop, a equipa cometeu o erro de colocar um pneu errado no carro, de um composto distinto dos restantes, o que é irregular. Tal obrigou Bottas a cumprir uma penalização que o atrasou, não indo além do 9º lugar (teria tido a chance de ser 5º ou 6º na corrida).



Lewis Hamilton igualou o número de pódios do seu ídolo Ayrton Senna, agora ambos com 80, quartos no ranking atrás de Alonso (97), Prost (106) e Schumacher (155).

CLASSIFICAÇÃO GP DA BÉLGICA

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1h23m40.387
2. Nico Rosberg Mercedes GP 2.0
3. Romain Grosjean Lotus-Renault 37.9
4. Daniil Kvyat Red Bull-Renault 45.6
5. Sergio Perez Force India-Mercedes 53.9
6. Felipe Massa Williams-Mercedes 55.2
7. Kimi Raikkonen Ferrari 55.7
8. Max Verstappen Toro Rosso-Renault 56.0
9. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1m01.0
10. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari 1m31.2
11. Felipe Nasr Sauber-Ferrari ?????????
12. Sebastian Vettel Ferrari Pneu rebent
13. Fernando Alonso McLaren-Honda 1 volta
14. Jenson Button McLaren-Honda 1 volta
15. Roberto Merhi Marussia-Ferrari 1 volta
16. Will Stevens Marussia-Ferrari 1 volta
D
Carlos Sainz Toro Rosso-Renault ????????
D Daniel Ricciardo Red Bull-Renault Hidráulico
D Pastor Maldonado Lotus-Renault ?????????
D Nico Hulkenberg Force India-Mercedes ?????????
MELHOR VOLTA
  Nico Rosberg Mercedes GP 1m52.416

No Mundial de pilotos, lidera Hamilton com 227 pontos. depois Rosberg 199, Vettel 160, Raikkonen 82, Massa 82, Bottas 79, Kvyat 57, Ricciardo 51, Grosjean 38.

No mundial de construtores, é a Mercedes que está na frente com 426  pontos. Atrás a Ferrari 242, Williams 161, Red Bull 108, Lotus 50, Force India 49, Toro Rosso 35, Sauber 23 e McLaren 17.

Dentro de 2 semanas é a vez do GP de Itália.



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