Triunfo em corrida sem erros, dominando Hamilton, dá a Nico alentos para continuar na luta pelo título.
Rosberg teve um domingo dominador. O grande momento do alemão foi a largada onde, ao contrário de outras ocasiões, Rosberg conseguiu surpreender e passar o pole Lewis Hamilton. De seguida, nas curvas 2, 3 e 4, Nico fez o que precisava de fazer. Resistiu ao contra-ataque de Lewis.
Com carros iguais em pista, Rosberg ficou a partir daí no comando tático do GP e não cometeu um único erro ao longo de todo o GP, concluindo sem margem de dúvidas como justo vencedor, num fim de semana onde foi superior a Hamilton.
Porque perdeu Hamilton a largada? O inglês crê que o carro patinou um pouco no arranque. Um problema mecânico ou uma má gestão do piloto? Para a história ficará tão só que Lewis esteve durante toda a corrida à mercê do rival ao título.
E do ponto de vista psicológico não ajudou durante a corrida, um erro do inglês que na saída da pit lane, aquando do seu Pit Stop, Hamilton atropelou a linha branca de saída das boxes, incorrendo numa penalização em tempo de 5 segundos. Sem consequências do ponto de vista de classificação mas deitando a toalha ao chão no que toca à inferioridade neste domingo, por parte do campeão do mundo.
Rosberg capitalizou para concretizar aquela que é a sua 2ª vitória consecutiva na pista de Spielberg. É a 11ª vitória de carreira, igualando os triunfos de carreira de Jacques Villeneuve, Felipe Massa e Rubens Barrichello. 21ª dobradinha da Mercedes.
Felipe Massa veio para o seu 1º pódio do ano e tornou-se o 20º piloto da história a alcançar a marca de 40 pódios na F1. Uma corrida tremenda, sólida e consistente do piloto brasileiro que teve pelo seu lado a capacidade de se tornar em posição de espera sobre um qualquer problema que acontecesse com os carros da Mercedes ou o Ferrari de Vettel. Desde Abu Dhabi o ano passado que Massa não provava o champagne do pódio. Num dia em que ultrapassou também a barreira dos 1000 pontos de carreira , o 9º piloto de sempre a alcançar o feito.
O que Massa esperava, aconteceu. Um erro ou problema para um dos homens da frente. e o a oportunidade chegou quando Sebastian Vettel enfrentou problemas no seu pit stop. A roda traseira do lado direito do Ferrari custou a ser mudada. Um problema com o sistema de fixação da roda, custou mais de 13 segundos ao alemão. Uma eternidade. O sistema especial de fixação que a equipa tem, foi construído para garantir eficácia. Em 8 GPs, a Ferrari conseguiu os melhores cronos nos pitstop em 3 GPs. O sistema é eficaz. Mas neste domingo falhou.
Vettel regressou à pista para procurar a posição perdida, mas aí Massa fez o que tinha em mãos para fazer. Protegeu posição, não deu chance. Usando o motor Mercedes em reta e cuidando para não cometer erros nas travagens. A posição de psita deu-lhe vantagem e ele não cedeu na pressão.
Sebastian Vettel teve pois de se contentar com o 4º lugar final, numa corrida onde a Ferrari já ficara sem um carro logo na 1ª volta, com Kimi Raikkonen a acabar com um McLaren literalmente em cima. Mas já lá vamos.
O resultado da Williams foi consolidado com o 5º lugar de Valtteri Bottas. Uma corrida mais discreta desta feita mas que foi no braço decidida com ultrapassagens bem conseguidas em pista a Verstappen e Hulkenberg, por exemplo.
Nico Hulkenberg, uma semana após a vitória em Le Mans com a Porsche, mostrou o bom momento de forma e por certo, de muita motivação. 5º lugar na largada, 6º no final da corrida, uma corrida em que a Force India meteu ambos os carros no Top 10, já que Sergio Perez foi 9º classificado.
A Lotus teve Pastor Maldonado em 7º no final, uma corrida muito boa por parte do venezuelano. Intenso e agressivo na discussão de posições em pista. A Lotus porém, perdeu o outro carro quando Romain Grosjean abandonou com problemas de caixa de velocidade.
Na pista oficial da Red Bull, os touros ficaram na cauda do top 10. Com Max Verstappen a levar o seu Toro Rosso ao 8º lugar e Daniel Ricciardo a completar com 1 ponto, no 10º lugar depois de uma recuperação da cauda da grelha, concluída com a penalização de 5 segundos de Stop and Go aquando do pit stop. Ricciardo garantiu a boa corrida até aos pontos, depois de fazer mais de 50 voltas com o composto macio.
Momento importante da corrida, na largada. Como se explicou porque o melhor arranque de Rosberg condicionou o desfecho daí para a frente. e porque logo a seguir, o Safety Car foi obrigado a entrar, devido ao acidente espetacular (e feio, felizmente sem consequências) entre Kimi Raikkonen e Fernando Alonso.
O Ferrari de Raikkonen perdeu a tração fugiu de traseira e atrás o McLaren de Alonso foi embrulhado. Acabou o McLaren encavalitado por cima do Ferrari. Muito prejuízo ali. Em chassis. E em particular para a McLaren que tinha aplicado uma série de evoluções aerodinâmicas do seu carro para o testar em corrida no carro de Alonso. Era Fernando alonso que levava as evoluções. E a McLaren vê assim um revês maior ainda para a sua má fadada época.
Aliás, a McLaren sofreu mais um golpe pouco depois do relançamento da corrida, quando Jenson Button foi chamado à boxe para abandonar o GP.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA ÁUSTRIA
1. | Nico Rosberg | Mercedes GP | 1h49m18.420 | |
2. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | +13.8 | |
3. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | +17.5 | |
4. | Sebastian Vettel | Ferrari | +18.1 | |
5. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | +53.6 | |
6. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | +1m04.0 | |
7. | Pastor Maldonado | Lotus-Renault | +1 volta | |
8. | Max Verstappen | Toro Rosso-Renault | +1 volta | |
9. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | +1 volta | |
10. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Renault | +1 volta | |
11. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | +1 volta | |
12. | Daniil Kvyat | Red Bull-Renault | +1 volta | |
13. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | +2 voltas | |
14. | Roberto Merhi | Marussia-Ferrari | +2 voltas | |
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Romain Grosjean | Lotus-Renault | Caixa Veloc | |
D | Carlos Sainz | Toro Rosso-Renault | Eletrónico |
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D | Jenson Button | McLaren-Honda | Eletrónico |
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D | Will Stevens | Marussia-Ferrari | Fuga Óleo | |
D | Kimi Raikkonen | Ferrari | Acidente | |
D | Fernando Alonso | McLaren-Honda | Acidente |
Próximo GP será em Silverstone, o GP de Inglaterra
No mundial agora de novo 10 pontos entre líder e vice líder. Hamilton tem 169 pontos, Rosberg 159. Atrás Vettel 120, Raikkonen 72, Bottas 67, Massa 62, Ricciardo 36 e Kvyat 19. Nos construtores a Mercedes leva agora 328 pontos, Ferrari 192, Williams 129, RedBull 55, Force India 31, Lotus 29, Sauber 21, ToroRosso 19 e McLaren 4.