Rali de Marrocos: Sunderland lidera e Paulo Gonçalves em quinto

por Carlos J Barros - RTP
Paulo Gonçalves o melhor português em marrocos reuters

O britânico Sam Sunderland (KTM) venceu esta terça-feira a segunda etapa do Rali de Marrocos em todo-o-terreno e é agora o líder nas motos, com Paulo Gonçalves (Honda), que terminou em quinto, a figurar como melhor português na geral.

O piloto da KTM, que na primeira tirada tinha sido sétimo, subiu à liderança da prova depois de ter completado os 224 quilómetros cronometrados do segundo dia de prova em 02:17.37 horas, tempo que lhe permitiu destronar o espanhol Joan Barreda (Honda) da liderança, seguindo agora a 2.33 minutos.

O melhor português do dia foi Paulo Gonçalves, ainda que a prestação do vice-campeão do Dakar tenha sido prejudicada por um erro de navegação no início da etapa. Gonçalves terminou a etapa no quinto posto, a 15.06 minutos de Sunderland, tempo que lhe permite ficar com o quinto lugar da geral, a 10.25 da liderança.

"Cometi um erro de navegação logo ao início desta segunda etapa, tinha partido de uma boa posição para atacar a vitória, mas, devido ao erro que me fez perder algum tempo, acabei por fazer toda a etapa em modo recuperação, tendo terminado no quinto lugar", pode ler-se no Facebook do piloto.

Logo atrás, no sexto posto, segue Hélder Rodrigues. O piloto da Yamaha, que na segunda-feira terminou o dia em terceiro, perdeu 15.06 minutos para o mais rápido de hoje e desceu para sexto da geral, a 11.31 de Sunderland.

Quanto a Ruben Faria (Husqvarna), terminou o dia no 13.º posto, que o deixam como 11.º da geral, a 28.57, enquanto Mário Patrão (KTM) segue no 25.º posto, a 1:51.02 horas do líder.

Nos carros, o espanhol Carlos Sainz (Peugeot) venceu a segunda etapa e chegou à liderança da geral, ultrapassando o qatari Nasser Al Attiyah (Mini) na classificação geral, seguindo agora com uma vantagem de 1.24 minutos. O anterior líder, o saudita Yazeed Al Rajhi (Toyota), é agora terceiro.

Ricardo Porém (Toyota) terminou o dia em 15.º e desceu cinco lugares na geral, ocupando agora o oitavo posto, a 26.02 minutos de Sainz.

Nos camiões, Elisabete Jacinto (MAN) terminou o dia como 11.ª da classe Open (que integra também os buggys), 8.ª entre os camiões, seguindo agora no nono posto da geral a 1:15.23 minutos do líder da categoria, o argentino Federico Villagra (Iveco).

"Hoje a competição correu-nos bastante bem, tendo em conta o facto de não termos amortecedor de direção. Devido a este contratempo mecânico fico bastante condicionada principalmente em locais onde podia ir mais rápido. Agora tenho que gerir muito melhor a corrida. Foi uma especial difícil com muita areia e com a travessia de dunas realmente complexas", afirmou à sua assessoria de imprensa.

Na terça-feira corre-se a terceira etapa do rali, que contará com 274 quilómetros cronometrados entre dunas e seções rápidas.


pub