Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

"A Catalunha não acredita que a Espanha aceite ser um Estado Federal"

por João Fernando Ramos

O responsável pelas Relações externas da Catalunha é perentório: "O PSOE dificilmente aceitará a proposta do seu líder". Pedro Sanchez, prometeu uma reforma constitucional que faça a Espanha avançar para um modelo federal que reconheça a "singularidade" da Catalunha.
Ao Jornal 2 Raul Romeva garante que a região não vai deixar de lutar pela independência - "A Catalunha não acredita que a Espanha aceite ser um Estado Federal".

Espanha está em campanha, com a independência da sua mais rica região autonómica a voltar a ser um dos temas que divide opiniões.
Raul Romeva diz que o problema da Catalunha é político e desde sempre teve, por parte do estado, uma resposta meramente jurídica.
O Representante do governo autonómico e claro. "Todos os anos dois milhões de pessoas saem à rua (no dia da Catalunha) pedindo para serem ouvidos em referendo. A resposta de todos, Pedro Sanchez incluído, tem sido sempre Não".
Na entrevista que dá em exclusivo ao Jornal 2 esta terça feira este que é um dos homens mais influentes na Catalunha dos dias de hoje lembra que "a proposta federal foi tentada diversas vezes desde 1978. O problema não está na Catalunha, mas no resto de Espanha onde esta questão nunca foi assumida".
87% dos catalães já se exprimiram dizendo que aceitariam o resultado de um referendo a independência como definitivo. "Ganhe o Sim, ou o Não, a vontade da maioria seria respeitada. Sem referendo a região vai continuar a batalha politica pela autonomização".
pub