Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Agência de Energia Atómica propõe uso de tecnologias nucleares no combate ao Zika

por Lusa

Máxico, 06 fev (Lusa) - A Agência Internacional de Energia Atómica anunciou hoje uma reunião de peritos a 22 e 23 de fevereiro no Brasil para analisar a possibilidade de técnicas nucleares serem usadas no controlo do mosquito que transmite o Zika.

O anúncio foi feito pelo diretor daquele organismo, Yukiya Amano, no final de uma visita ao México, em declarações à agência Efe em que defendeu a necessidade de atuar "rapidamente" para conter a expansão do vírus Zika na América Latina.

"Este é um assunto muito complicado, mas a ideia é simples", afirmou, explicando que a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) possui uma tenologia chamada "Técnica do Inseto Estéril" (SIT, na sigla em inglês) e que "a ideia é aplicar radiação a mosquitos machos e libertá-los na atmosfera". Como os animais ficam estéreis, não se reproduzem.

"Isto é [fazer] controlo de natalidade de insetos. Se continuarmos o processo, a população de mosquitos reduz-se. Devo dizer que esta não é uma tecnologia amadurecida. Por isso, estamos a considerar usar a SIT em conjunto com outras técnicas, como a aplicação de inseticidas", afirmou.

O Zika foi até agora detetado em 23 países americanos e existe a suspeita de estar relacionado com malformações graves em recém nascidos, como a microcefalia.

pub