Alerta de tsunami no Equador, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Peru, após forte sismo

por Lusa

O Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico advertiu, este sábado, para a possibilidade de ocorrer um tsunami que afete as costas do Equador, Costa Rica, Panamá e Peru, devido ao forte sismo registado no Equador.

No seu portal na Internet, o centro advertiu para a possibilidade de ocorrência de ondas de entre 30 centímetros e um metro acima do nível do mar nalgumas costas do Equador devido ao forte sismo, cuja magnitude foi revista em alta de 7,4 para 7,8 pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

A registarem-se, as ondas de tsunami serão inferiores a 30 centímetros nas costas da Colômbia, Costa Rica, Panamá e Peru, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, com sede no Havai.

O centro tinha já advertido que, com base nos parâmetros preliminares do terramoto, ondas perigosas de tsunami poderiam ocorrer nas costas localizadas num raio de 300 quilómetros em torno do epicentro.

O terramoto, registado às 18:58 (00:58 em Lisboa), com o epicentro localizado a dez quilómetros de profundidade, foi registado a cerca de 173 quilómetros da capital do Equador, Quito, e a apenas 28 quilómetros de Muisne.

Segundo o USGS, ocorreram, de facto, dois sismos na mesma área com uma diferença de apenas 11 minutos. O primeiro teve uma magnitude de 4,8 e o segundo de 7,8.

As autoridades não reportaram ocorrência de vítimas ou danos materiais.

Tópicos
pub