Alerta na China e Taiwan face à chegada do tufão Megi

por Lusa

Pequim, 26 set (Lusa) - A China e a ilha de Taiwan estão em estado de alerta e adotaram medidas de prevenção face à chegada do tufão Megi, prevendo chuvas torrenciais nas suas áreas costeiras, informaram hoje as autoridades.

O Megi encontrava-se a 850 quilómetros a sudeste da cidade de Xiamen, na costa leste chinesa, na província de Fujian, na noite de segunda-feira na China, deslocando-se a 20 quilómetros por hora, com ventos de 166 quilómetros por hora.

Naquela província, onde este ano morreram já dezenas de pessoas, devido a tufões, esperam-se precipitações de até 400 milímetros.

Na cidade de Cantão, a capital da província de Guangdong, que confina com Macau e Hong Kong, ordenou-se também o regresso de embarcações ao porto e encerraram-se inúmeras atrações turísticas.

Esta e outras províncias do sudeste chinês anunciaram já um dispositivo de emergência moderada, de nível 3.

Em Taiwan, o Serviço Meteorológico Central da ilha advertiu para a possibilidade de inundações e deslizamentos de terra, com a chegada do tufão.

O transporte aéreo e ferroviário da ilha está paralisado, milhares de pessoas foram retiradas e 35.555 soldados mobilizados para operações de resgate e ajuda, segundo informou o Ministério de Defesa.

Os militares da ilha prepararam 92 acampamentos para receber civis retirados de casa e um total de 3.692 veículos, 14 helicópteros S-70C, 14 veículos anfíbios de assalto AAV-7, oito veículos blindados e várias embarcações.

O centro do tufão encontra-se a poucos quilómetros da costa oriental de Taiwan.

São esperadas chuvas de até 900 milímetros em várias partes da ilha, aumentando o perigo de inundações e deslizamentos de terra, em especial nas zonas montanhosas.

Todo o território está paralisado e a presidente da ilha, Tsai Ing-wen, aconselhou os cidadãos a não saírem de casa.

A principal estrada ao longo da costa leste de Taiwan e várias outras vias do norte e centro foram também encerradas, informou hoje o Centro de Respostas e Emergências.

Tópicos
pub