Ancara recomenda aos turcos suspensão de viagens não urgentes para a Rússia

por Lusa

Ancara, 28 nov (Lusa) -- A Turquia recomendou hoje aos seus cidadãos que evitem viagens não urgentes para a Rússia, em plena crise entre os dois países provocada pelo abate de um avião militar russo por forças turcas na fronteira síria.

Esta advertência foi lançada face às "dificuldades que enfrentam os cidadãos turcos que viajam ou residem" na Rússia e que é válida "até que a situação seja esclarecida", disse o Ministério das Relações Exteriores turco em comunicado.

As relações entre Ancara e Moscovo atravessam uma grande crise depois de um caça-bombardeiro russo ter sido abatido na fronteira com a Síria.

Os turcos afirmam que o aparelho violou a lei do espaço aéreo depois de ter recebido vários avisos para recuar, enquanto os russos asseguram que o avião permaneceu no céu sírio e que nunca foi contactado pela aviação turca antes de ter sido abatido.

A Rússia já tinha pedido aos seus cidadãos para não viajarem para a Turquia por questões de segurança e decidiu aumentar o controlo sobre as importações turcas (Moscovo é o maior parceiro comercial de Ancara), acusando os turcos de violar constantemente as regras.

Tópicos
pub