Anonymous atacam Banco da Grécia e ameaçam bancos centrais

por Ana Sanlez - RTP
Neil Hall, Reuters

O Banco Central da Grécia foi alvo na terça-feira de um ataque informático por parte do grupo Anonymous. Segundo a notícia avançada pela Reuters, o grupo de piratas informáticos deitou abaixo o site do Banco da Grécia durante cerca de seis horas e deixou um aviso a outras instituições financeiras mundiais.

O grupo autodenominado “hacktivista” Anonymous promoveu um ataque informático de queixou offline o website do Banco Central da Grécia.

“O ataque durou alguns minutos e foi combatido com sucesso pelo sistema de segurança do banco. A única parte afetada pelo ataque de negação de serviço foi o nosso website”, garantiu à Reuters uma fonte da instituição financeira.

Num vídeo publicado no YouTube, os Anonymous revelam que o ataque faz parte do “renascer da operação Icarus” e “marca o início de uma campanha de 30 dias contra os bancos centrais de todo o mundo”. A manobra, segundo o grupo, é uma forma de protesto contra a corrupção no sistema financeiro e contra a “ganância do sistema financeiro que rouba os cidadãos”.

Na mensagem que acompanha o vídeo o grupo de ativistas faz ameaças concretas.



“Não deixaremos os bancos vencer, vamos atacar os bancos naquele que será um dos maiores ataques alguma vez vistos na história dos Anonymous. Vamos fornecer ferramentas a todos os Anonymous do mundo e vamos mandar abaixo o PayPal, a Mastercard, a VISA, o NASDAQ, o Banco de Pagamentos Internacionais, todos os bancos centrais, o FMI, a Bolsa de Londres e todos os grandes sistemas bancários”, garante o grupo.

“Está na hora de libertar a humanidade da escravidão dos banqueiros de elite”, garantem.

O grupo avisa ainda os banqueiros para “terem cuidado”: “A vossa riqueza vai ser afetada em breve, a vossa ganância vai chegar ao fim”.

Os Anonymous anunciaram o regresso da “Operação Icarus” no início de março. Segundo o grupo, “tal como Ícaro, os poderes voaram demasiado perto do Sol e chegou a hora de incendiar as asas do seu império”.
Tópicos
pub