Antigo líder militar chinês acusado de corrupção

por Lusa

Um antigo líder militar da China, general Guo Boxiong, foi acusado de corrupção e expulso do Partido Comunista Chinês, num dos mais graves casos do género envolvendo as Forças Armadas do país, anunciou hoje a imprensa oficial.

Guo Boxiong, 73 anos, vice-presidente da Comissão Militar Central durante uma década (2002-2012), "aproveitou-se do cargo para obter promoções e benefícios para outros e aceitou subornos pessoalmente ou através da sua família", disse o Politburo do PCC num comunicado citado pela agência noticiosa oficial Xinhua.

"Os seus atos violaram gravemente a disciplina do Partido e causaram um vil impacto", afirma o comunicado.

Guo Boxiong é o segundo ex-vice-presidente da Comissão Militar Central acusado de corrupção no espaço de um ano, depois do general Xu Caihuo, e mais de trinta outros oficiais superiores, entre os quais um filho de Guo Boxiong, Guo Zhanggang, estão a ser investigados por idêntico crime, refere o jornal Global Times.

Xu Caihuo e Guo Boxiong foram as mais altas patentes da Comissão Militar Central, a liderança política das Forças Armadas chinesas, presidida pelo secretario-geral do PCC, e pertenceram ambos ao Politburo do partido.

Tópicos
pub