Antigo porta-voz presidencial da Nigéria interrogado por suspeita de corrupção

por Lusa

Um antigo porta-voz do ex-Presidente da Nigéria Goodluck Jonathan foi interrogado por suspeita de apropriação indevida de fundos destinados à luta contra o grupo extremista Boko Haram, anunciaram hoje as autoridades de Lagos.

"Nós detivemos Reuben Abati, que foi interrogado sobre questões ligadas à corrupção", disse à France Presse Wilson Uwuajaren, da Comissão de Crimes Económicos e Financeiros da Nigéria (EFCC).

O mesmo responsável acrescentou que o antigo porta-voz presidencial e ex-chefe de redação de um jornal de Lagos foi interrogado na segunda-feira mas continua detido.

Uma fonte ligada ao processo disse à AFP que a detenção está relacionada com o eventual desvio de fundos destinados à compra de armamento, que deveria ter sido utilizado no combate contra o grupo radical islâmico, Boko Haram.

Supostamente, Abati terá tido como cúmplice Sambo Dasuki, antigo conselheiro para a segurança nacional da Nigéria.

Por outro lado, o coronel Dasuki, 60 anos, está a ser investigado por três processos diferentes relacionados com o desvio de dois mil milhões de dólares de fundos da Defesa que alegadamente foram utilizados na campanha presidencial de Goodluck Jonathan, em 2015, numa altura que se verificava o incremento das ações do grupo extremista islâmico na Nigéria.

O antigo Presidente Jonathan foi derrotado nas eleições presidenciais por Muhammadu Buhari, que lançou uma campanha anticorrupção que visa os responsáveis do anterior governo.

 

 

Tópicos
pub