Ashraf Ghani é o novo Presidente do Afeganistão

| Mundo

|

O novo Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, tomou posse esta segunda-feira, em Cabul. É a primeira vez que este país vive a passagem de poder democrático entre dois chefes de Estado. Sucede a Hamid Karzai, único homem que dirigiu o Afeganistão desde a queda dos talibãs, em 2001.

O tecnocrata, antigo ministro das finanças e alto funcionário do Banco Mundial, venceu Abdullah Abdullah, nas últimas eleições, depois de vários meses de impasse, com os resultados a serem contestados. Ambos os candidatos tinham trocado acusações de fraude, nas eleições de 14 de junho.

De acordo com a agência Reuters, o economista de 65 anos sucede a Hamid Karzai, que durante a cerimónia fez questão de dizer: "Hoje, depois de 13 anos à frente do governo, tenho orgulho de transferir o poder para um novo presidente".
A insurreição dos talibãs pela frente
Ashraf Ghani vai ter como principal desafio a insurreição dos talibãs, que se fortaleceram desde a saída das tropas estrangeiras e a crise económica. "Eu prometo diante de Deus que vou obedecer e apoiar a santa religião do Islão, respeitar a Constituição e as leis e aplicá-las. Vou defender a independência e a soberania do Afeganistão, proteger os direitos e interesses do país e do povo", declarou durante a cerimónia no palácio presidencial.

Antes da cerimónia, pelo menos 12 pessoas morreram num ataque suicida, na província de Paktia e há notícias de outros atentados ocorridos em Cabul.

A poucos meses da retirada das forças da NATO, uma das primeiras medidas deverá ser a assinatura de um acordo com os Estados Unidos, que permita a permanência de um contigente militar americano durante mais algum tempo.


Tópicos:

Ashraf Ghani, Cabul, Hamid Karzai, Afeganistão,

A informação mais vista

+ Em Foco

Francisco Veloso, reitor da Imperial College Business School, traça cenários após a rejeição do acordo.

O satélite natural da Terra mostrou-se grande e vermelho. A primeira Super Lua de 2019 foi vista em todo o mundo.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.