Ataque faz 26 mortos no Bangladesh

por RTP

Foto: Mohammad Ponir Hossain - Reuters

As forças de segurança do Bangladesh conseguiram assumir o controlo do restaurante em Daca, onde dezenas de pessoas foram feitas reféns. Seis atiradores foram mortos e um dos atacantes foi detido. Há registo de 20 civis mortos.

As Forças Armadas do Bangladesh fizeram um balanço sobre o número de vítimas deste atentado. O porta-voz militar Ashfaq Nayeem Chowdhury revelou que vinte civis foram mortos, a maioria com armas brancas. Os reféns mortos são sobretudo italianos e japoneses.

Os atacantes estiveram barricados durante cerca de 12 horas até a polícia avançar com uma operação para libertar os reféns.

O ataque ocorreu num restaurante situado na zona diplomática de Daca e frequentado por famílias ocidentais.

No assalto foram mortos seis dos atacantes e 13 reféns foram resgatados pelo comando que fez o assalto. Um dos atacantes foi detido pelas autoridades.


Estado Islâmico reivindica ataque
O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou o ataque e a tomada de reféns. A agência noticiosa Amaq, ligada àquela organização extremista, alega que os “comandos do Estado Islâmico atacaram um restaurante frequentado por estrangeiros”.

A agência disse, antes mesmo da operação policial, que o ataque tinha provocado "mais de 20 mortos de diferentes nacionalidades".
“Erradicar o terrorismo”
A primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, disse hoje estar determinada em erradicar o terrorismo no país, depois uma ofensiva das forças de segurança num restaurante da capital, onde extremistas fizeram mais de uma dezena de reféns.

"Foi um ato extremamente hediondo. Que tipo de muçulmanos é esta gente? Eles não têm qualquer religião", afirmou a primeira-ministra, num discurso na televisão.

"As pessoas têm de resistir a estes terroristas. O meu governo está determinado em erradicar o terrorismo e a militância do Bangladesh", sublinhou Sheikh Hasina.

Seis atacantes foram mortos, um outro foi detido e 13 reféns foram resgatados.





c/agências
pub