Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Ataque informático ao portal da comissão eleitoral da Colômbia nas vésperas do referendo à paz

por Lusa

Piratas informáticos atacaram esta quarta-feira o portal da entidade que organiza as eleições na Colômbia, quatro dias antes do referendo sobre o acordo de paz firmado entre o Governo e a guerrilha das FARC, informaram as autoridades.

"Hoje [quarta-feira] a aplicação de informações ao eleitor da nossa página web foi alvo de um ataque informático", revelou Juan Carlos Galindo, que lidera o organismo, em conferência de imprensa.

O ataque, cuja autoria não foi identificada, "levou a que o sistema de proteção tenha sido ativado e à suspensão da aplicação na Internet, indicou o mesmo responsável.

Juan Carlos Galindo explicou que apenas foi afetada a aplicação de informação ao votante e que nenhuma base de dados ou informação-chave foi alterada.

Momentos depois do ataque informático, a entidade solicitou uma investigação ao diretor da polícia colombiana.

Mais de 34,89 milhões de cidadãos são elegíveis para votar, no país e no estrangeiro, no próximo domingo, dia 02, no referendo.

A opção do "sim" tem de granjear pelo menos 13% do eleitorado, o que significa que precisa de um mínimo de aproximadamente 4,3 milhões de votos para ser validado, além de ter de superar o "não".

pub