Avião cai na Colômbia com 81 pessoas a bordo

por RTP
O avião caiu nos arredores do município de La Unión, num local denominado Cerro Gordo Fredy Builes - Reuters

Um avião com 81 pessoas a bordo despenhou-se, na última madrugada, na Colômbia. O aparelho levava a bordo a equipa brasileira de futebol do Chapecoense. Sobreviveram cinco pessoas.

"Confirmado, a aeronave com a matrícula CP2933 transportava a equipa Chapecoense Real. Parece que há sobreviventes", escreviam ao início da manhã as autoridades aeroportuárias de Medellín no Twitter.

As autoridades colombianas confirmaram mais tarde que foram retirados seis sobreviventes do local do acidente, uma zona montanhosa a cerca de 50 quilómetros de Medellín. Um destes passageiros, o guarda-redes do Chapecoense Marcos Danilo Padilha, acabou por sucumbir aos ferimentos num hospital.

Paula Martinho da Silva, Guilherme Terra - RTP
 
O avião despenhou-se quando se aproximava do aeroporto. Tinha saído da Bolívia e a bordo seguia a equipa brasileira que ia jogar com o Atlético Nacional na quarta-feira, em Medellín, no âmbito de um campeonato sul-americano daquela modalidade.



Foi Mauricio Parodi, diretor do Departamento Administrativo do Sistema de Prevenção e Recuperação de Desastres (Dapard) de Antioquia, onde se situa o aeroporto de Medellín, quem avançou com a localização dos destroços do avião: Cerro Gordo, nos arredores do município de La Unión.
Acesso difícil
Os bombeiros colombianos assinalam que os acessos ao local não são fáceis.

O avião tinha saído do aeroporto Viru Viru, de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia - uma escala técnica.

"É uma tragédia de grandes proporções", disse, por sua vez, à Blu Radio o presidente da câmara de Medellín, Frederico Gutierrez.

O aparelho deveria ter aterrado em Medellín pelas 21h33 de segunda-feira (2h33 desta terça-feira em Lisboa).
Investigação em marcha
Segundo o presidente da agência colombiana de aviação civil, Alfredo Bocanegra, as últimas comunicações com o controlo de tráfego aéreo indiciam que o aparelho estaria com problemas elétricos.

Os investigadores não descartam, porém, a possibilidade de o avião ter ficado sem combustível.

Em comunicado, o aeroporto de Medellín indica que o avião, com matrícula da Bolívia, "declarou-se em emergência" pelas 22h00 (3h00 em Lisboa), devido a "falhas técnicas".

O Governo do Brasil já decretou três dias de luto pelas vítimas do desastre.
pub