Avião comercial cai no Paquistão com mais de 40 pessoas a bordo

por RTP
O avião em causa é um ATR-42, semelhante ao que está nesta fotografia Waheed Khan - EPA

Um avião das linhas aéreas do Paquistão (PIA) desapareceu dos radares pouco depois de ter levantado voo na cidade de Chitral, no norte do país.

A bordo do aparelho ATR-42 seguiam mais de 40 pessoas, no voo interno PK661 que fazia a ligação entre Chitral, no norte do país, e a capital paquistanesa, Islamabad.

O avião deixou de contactar com a torre de controlo às 11h30 (hora de Lisboa) pouco depois de descolar, segundo confirmou a companhia aérea de bandeira do país.

Laiq Shah, um responsável da polícia na província de Khyber-Pakhtunkhwa, disse à agência Reuters que o aparelho caiu numa zona montanhosa, próxima de Havelian, cidade no distrito de Abbottabad.


Num comunicado, as forças militares junto ao local já confirmaram a recuperação de 21 corpos dos destroços. A lista de passageiros do voo conta com vários nomes estrangeiros, não sendo ainda claro quais são as nacionalidades das vítimas.

Taj Muhammad Knan, funcionário do Governo na região de Havelian, estava junto ao local e confirma, em declarações à Reuters, que é pouco provável que haja sobreviventes, já que o aparelho se terá incendiado mesmo antes de embater no solo.

As agências de notícias dão conta de que a bordo do avião seguia Junaid Jamshed, um músico paquistanês bastante conhecido do público por várias participações televisivas, mas que abandonou a carreira para se dedicar ao culto do Islão. As mensagens de pesar de fãs e admiradores multiplicam-se.
"Todos os que cresceram no Paquistão durante os anos 90 perderam hoje uma figura integrante da sua experência cultural. Descansa em Paz, Junaid Jamshed", escreveu no Twitter o jornalista paquistanês Umair Javed.

Junaid Jamshed, artista convertido a clérigo em 2001, tinha partilhado algumas fotografias da viagem a Chitral nos últimos dias.

O Paquistão assiste com frequência a acidentes aéreos e as medidas de segurança das companhias aéreas são alvo constante de críticas pelos fracos padrões de segurança.

Em 2010, um Airbus 321 da companhia Airblue despenhou-se num voo entre Karachi e Islamabad, causando a morte dos 152 passageiros que seguiam a bordo.
Tópicos
pub