Ban Ki-Moon afirma que ação contra alterações climáticas tem de ser mais rápida e alargada

por Lusa

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas disse hoje que a ação contra as alterações climáticas tem de ser mais rápida e alargada para concretizar as promessas do acordo de Paris de combate aos efeitos do aquecimento global.

"É o tempo de levar a ação sobre o clima ao próximo nível", afirmou Ban Ki-moon, durante uma reunião em Washington que juntou os autarcas de Mova Iorque e Paris, o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, líderes empresariais e congressistas norte-americanos.

"Precisamos de acelerar a velocidade, a dimensão e a escala da nossa resposta, local e globalmente", acentuou.

O encontro, designado Climate Action 2016, acontece duas semanas depois de 175 países terem assinado nas Nações Unidas o acordo de Paris, aumentando as esperanças de que o texto seja ratificado rapidamente.

Para entrar em vigor, o acordo de Paris precisa de ser ratificado por pelo menos 55 Estados que representem 55% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa.

"Não podemos permitir que se perca o balanço, porque cada dia que passa o desafio climático aumenta", insistiu o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.

"Parece que sempre que olhamos para o problema, é pior do que pensávamos", acrescentou, mencionando as temperaturas recordes que se têm registado, as quais "se tornaram a nova normalidade".

Tópicos
pub