Bases militares norte-americanas ameaçadas pela subida do nível do mar

por Lusa

Washington, 27 jul (Lusa) -- Grande parte das bases militares norte-americanas está localizada ao longo da costa Atlântica e do Golfo do México e nos próximos anos irá estar em maior perigo devido à subida do nível do mar resultante das alterações climáticas.

"Estamos no início de mudanças que irão ocorrer e afetar as instalações militares, algumas das quais já são inundadas durante marés muito altas", observou Erika Spanger-Siegfried, uma cientista da ONG "União dos Cientistas Preocupados (UCS).

Os especialistas da ONG, cujo relatório foi divulgado hoje, estudaram 18 instalações militares para avaliar o impacto das alterações climáticas, que têm intensificado a magnitude de furacões e das inundações costeiras.

"Em 2050, a maioria destas bases verá o número de inundações subir em mais de dez vezes em comparação com o de hoje", disse Kristy Dahl, cientista da UCS e coautora do relatório Os militares dos EUA na linha da frente da subida do nível do mar.

De acordo com as previsões, metade destas instalações podem vir a experienciar 270 inundações anuais, contra as dez de atualmente, de acordo com um cenários da subida dos oceanos. Em 2070, o número de inundações anuais pode aumentar para 520.

De acordo com os cientistas, furacões de categoria 1 (ventos de 117-153 km/h), poderão produzir ondas da mesma magnitude que furacões de categoria 2 produzem hoje, devido ao aumento do nível do mar.

De acordo com estudos recentes, o pior cenário de aumento do oceano tem-se tornado cada vez mais plausível com o derretimento acelerado do gelo ártico.

Tópicos
pub