BCP, Novo Banco e Banif captam 420 ME de fundos da UE para emprestar a empresas inovadoras

por Lusa

Bruxelas, 18 set (Lusa) -- Três bancos portugueses (BCP, Novo Banco e Banif) assinaram acordos de garantia no valor de 420 milhões de euros com o Fundo Europeu de Investimento (FEI) para aumentar o crédito a Pequenas e Médias Empresas inovadoras, divulgou a Comissão Europeia.

Estas são as primeiras transações em Portugal que beneficiam do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), através do qual o Plano de Investimento para a Europa será executado pela Comissão Europeia e o grupo BEI.

Para além das Pequenas e Médias Empresas (PME) são também abrangidas pelos acordos de garantia para aumentar a concessão de crédito as pequenas empresas de média capitalização.

Segundo um comunicado do FEI, os novos acordos "permitirão aos três bancos disponibilizar um total de 420 milhões de euros de empréstimos concedidos a empresas inovadoras em Portugal ao longo dos próximos dois anos", sendo que tais empréstimos "serão apoiados por uma garantia do FEI no âmbito da iniciativa `InnovFin Financiamento da UE para Inovadores` com o suporte financeiro do Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia.

"Portugal dispõe de um formidável potencial de inovação e estes acordos permitirão a um maior número de empresas investir em ideias e projetos empresariais inovadores", disse o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Com estes acordos, o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos "permitiu-nos aumentar o nosso apoio às empresas inovadoras e, em conjunto com os nossos parceiros tradicionais, estamos em condições de garantir que as empresas em Portugal vão poder beneficiar deste financiamento", disse, por sua vez, o diretor executivo do FEI, Pier Luigi Gilibert.

Para o presidente da Comissão Executiva do Banif, Jorge Tomé, com o presente acordo, o banco "reforça o seu posicionamento neste segmento de mercado com um produto de crédito destinado a financiar as PME e empresários inovadores, tendo um papel muito importante a desempenhar na mudança do modelo competitivo da economia portuguesa".

O presidente executivo do Millennium BCP, Nuno Amado, disse, através do comunicado do FEI que "a inovação e o empreendedorismo, centrados em projetos de qualidade, são essenciais para o crescimento económico sustentável de Portugal", adiantando que este novo instrumento de garantia "será um recurso fundamental para as muitas empresas que têm negócios com o Millennium".

Para o administrador do Novo Banco João José Guilherme, este primeiro acordo "reveste-se de particular importância" para a instituição financeira, pois irá permitir "manter a estratégia de apoio à economia portuguesa, através do financiamento de PME inovadoras e pequenas empresas de média capitalização, com especial destaque para aquelas orientadas para a inovação, a investigação e o desenvolvimento".

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) faz parte do Banco Europeu de Investimento e a sua missão principal consiste em apoiar as micro, PME da Europa, facilitando o acesso ao financiamento.

O FEI concebe e leva a cabo operações de capital de risco e de capital de crescimento, assim como garantias e instrumentos de microfinanciamento que visam especificamente este segmento de mercado.

Os compromissos financeiros líquidos totais do FEI em termos de fundos de capitais próprios privados ascendiam a mais de 8,8 mil milhões de euros no final de 2014.

 

 

Tópicos
pub