Bispo de Leiria/Fátima diz que rezou pelo antigo líder cubano

por Lusa

Fátima, Ourém, 26 nov (Lusa) - O bispo da diocese Leiria-Fátima, António Marto, afirmou que rezou hoje pelo histórico líder de Cuba, Fidel Castro, após ter recebido a notícia da sua morte.

"Hoje, quando recebi a notícia, rezei por ele", contou aos jornalistas António Marto, considerando ser importante ter uma "atitude de misericórdia" que faz encontrar as pessoas "para além das suas diferenças".

Com as "mudanças que o mundo atravessou", Fidel Castro tornou-se "mais tolerante", tendo tido "diálogos profundos com o papa João Paulo II e com o papa Bento XVI", notou.

No entanto, "não deixou de ser um ditador. Não podemos ocultar essa face", sublinhou o bispo, que falava aos jornalistas à margem da jornada de abertura do novo Ano Pastoral e Jubilar do Santuário de Fátima.

António Marto salientou ainda que a mensagem de Fátima teve uma "influência que vai para além das fronteiras do Santuário ou de Portugal", lutando contra o derrube de "muros ideológicos".

O histórico líder de Cuba morreu na noite de sexta-feira, às 22:29 locais (03:29 de sábado em Portugal continental) com 90 anos, e a sua morte tem despertado reações políticas em todo o mundo.

As suas cinzas serão enterradas a 04 de dezembro, após nove dias de luto nacional.

Tópicos
pub