Brexit deixa de estar "ao sabor das vontades de um Governo"

por RTP

Foto: Toby Melville - Reuters

Filipe Vasconcelos Romão considera que a decisão do Supremo Tribunal faz com que o Brexit fique dependente do “tempo das instituições” e não ao “sabor das vontades de um Governo ou da primeira-ministra”.

Numa análise à decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido, o comentador RTP para assuntos internacionais diz que o processo do Brexit recupera um aspeto mais institucional, recordando o caráter central do Parlamento britânico no quadro político do Reino Unido.

“O Governo tem de se submeter à vontade do Parlamento e foi isto que hoje o Supremo Tribunal veio dizer”, explicou na RTP3.

O especialista em política internacional assinala que, com a redação do projeto-lei, o Parlamento poderá agora propor alterações e atrasar o processo. “É em todos estes tempos que vamos começar a entrar”, assinala Vasconcelos Romão.

O comentador RTP acredita que deputados trabalhistas e conservadores mais europeístas possam tentar fazer uma barragem para minimizar as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia.
pub