Campo de Calais começou a ser evacuado

por Mário Aleixo - RTP
Os refugiados começaram a concentrar-na na última madrugada AP-Emilio Morenatti

Os migrantes que residem no campo conhecido como a `selva` em Calais, França, reuniram-se de madrugada no ponto de encontro determinado pelas autoridades para dar início à evacuação do espaço, avança a agência de notícias AFP.

O grupo apresentou-se pelas 5h00 desta segunda-feira, hora de Lisboa, com malas e mochilas junto do armazém que está a servir como centro das operações, que têm como objetivo transportar entre seis mil e oito mil migrantes para centros de acolhimento em todo o país.

Na última noite aconteceram alguns incidentes entre refugiados e forças da ordem.

As autoridades francesas disseram na passada sexta-feira que o campo de Calais, no norte de França e perto do canal da Mancha, onde se concentraram milhares de migrantes, começaria a ser evacuado a partir desta segunda-feira.

Prometido desde há várias semanas pelo governo socialista, esta operação acentuou a polémica sobre o acolhimento dos migrantes em França, a alguns meses das eleições presidenciais. O assunto suscitou também tensões entre Paris e Londres.

A última estimativa oficial refere-se a 6.400 pessoas na "selva" de Calais.

"Teremos sucesso neste desafio humanitário", prometeram os ministros do Interior, Bernard Cazeneuve, e da Habitação, Emmanuelle Cosse, em artigo publicado na sexta-feira no diário Le Monde, enquanto as ONG no terreno alertaram contra os riscos de "catástrofe" de uma operação precipitada.

O destino de 1.290 menores que se encontram isolados no campo constitui um dos aspetos mais complexos desta operação, com muitos a referirem pretender alcançar o Reino Unido, onde dizem ter familiares.

c/Lusa
pub