Canadá acaba com vistos para mexicanos

| Mundo

O Canadá aboliu hoje o visto para os mexicanos, uma medida imposta pelo anterior governo canadiano em resposta a um fluxo de requerentes de asilo oriundos do México.

O governo liberal canadiano considerou que "o levantamento da obrigação de visto sublinha a grande importância que o Canadá atribui à amizade com o México".

Nos Estados Unidos, o presidente-eleito, Donald Trump, quer reforçar a proteção no acesso ao território norte-americano para os mexicanos.

No final da cimeira das Américas, em junho, em Otava, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, chegaram a acordo sobre esta medida.

A obrigação de visto era um ponto de divergência entre os dois países, desde que a medida foi imposta pelo anterior governo conservador de Stephen Harper.

Durante a campanha, Justin Trudeau prometeu acabar com esta exigência de visto para os cidadãos mexicanos.

Com esta decisão, as relações bilaterais entre o Canadá e o México vão melhorar e "contribuir para aumentar as oportunidades comerciais e de negócios, bem como as possibilidades de investimento", considerou John McCallum, ministro da Imigração canadiano.

Tópicos:

Imigração, Otava,

A informação mais vista

+ Em Foco

Os portugueses escolhem os seus representantes locais a 1 de outubro. Acompanhe aqui a campanha, os debates e toda a informação sobre as eleições Autárquicas.

    A deriva independentista do nacionalismo catalão está a revelar-se mais grave do que Madrid previa inicialmente. Temos posições que não permitem qualquer margem para diálogo e que conduziram o processo a um impasse.

    Um ensaio do LNEC e do Instituto Superior Técnico, no âmbito do KnowRisk, evidencia a importância da tomada de medidas preventivas. Veja os vídeos e compare os dois casos.

    A Alemanha aproxima-se da data do escrutínio de 24 de Setembro com uma economia próspera: muita exportação, muita construção, receitas fiscais abundantes, orçamentos públicos excedentários. O reverso da medalha é a degradação de condições sociais para uma parte significativa da população.