Canadá vai aceitar 10.000 sírios até setembro de 2016

por Lusa

Otava, 20 set (Lusa) -- O governo do Canadá disse no sábado que iria aceitar 10.000 refugiados sírios dentro de um ano ao simplificar e acelerar o processo de candidatura na imigração.

Os agentes que tratam dos vistos vão deixar de pedir aos requerentes para provarem que são refugiados através de uma agência de refugiados das Nações Unidas e, em vez disso, vão "presumir que todos os que fogem de um conflito se encaixam na definição de refugiado, o que vai acelerar o processo", disse em comunicado o Ministério da Imigração.

Em resultado, "antecipamos que o Canadá atinja a meta de reinstalar 10.000 sírios até setembro de 2016, cerca de 15 meses mais cedo do que o planeado. O compromisso do Canadá de reinstalar 23.000 iraquianos será também cumprido até ao final deste ano", segundo a nota.

Os agentes da imigração vão focar as suas entrevistas "na segurança, criminalidade e triagem médica", acrescentou.

O Partido Conservador, no poder no Canadá, tem sido criticado nas últimas semanas pela lenta resposta na ajuda aos refugiados sírios que estão a caminho da Europa.

Os partidos da oposição prometeram uma política mais generosa para com os refugiados sírios em caso de vitória nas eleições marcadas para 19 de outubro no Canadá.

 

 

pub