Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Centenas de milhares de pessoas nas `Marchas das Mulheres` contra Trump no país

por Lusa

Washington, 21 jan (Lusa) -- Centenas de milhares de pessoas participaram hoje nos Estados Unidos nas `Marchas das Mulheres` realizadas em defesa dos direitos cívicos e contra o novo Presidente, Donald Trump, que tomou posse há um dia, indicaram várias fontes.

Na capital federal, onde se deu a maior concentração, ao fim da manhã, 275.000 pessoas tinham utilizado o metro para se juntarem ao protesto, ou seja, mais 50% que para a cerimónia de posse de Trump, na véspera à mesma hora, segundo a autoridade dos transportes WMATA.

Os organizadores, por seu turno, reviram em alta a sua estimativa de participação no cortejo, de 200.000 para 500.000 pessoas, de acordo com o vice-presidente da câmara de Washington, Kevin Donahue.

A multidão era compacta em alguns pontos do circuito previsto, como ao longo de uma dezena de quarteirões e cerca de 1,5 quilómetros da Independence Avenue, impossível de atravessar, segundo a AFP no local.

Milhares de pessoas que não conseguiram entrar nessa avenida marchavam pela vizinha National Mall, o largo do centro da cidade onde na véspera uma multidão de apoiantes de Donald Trump assistiu à sua tomada de posse como 45.º Presidente dos Estados Unidos.

Outras marchas semelhantes decorreram em Boston, Nova Iorque e Denver.

Em Chicago, a marcha transformou-se em concentração devido à grande afluência, indicou a polícia, e reuniu cerca de 150.000 pessoas, segundo o jornal Chicago Tribune.

ANC // MSF

 

Tópicos
pub