Cerca de 40 desaparecidos em deslizamentos de terras na China

por Lusa

Cerca de 40 pessoas foram dadas como desaparecidas no norte da China, depois de um deslizamento de terras, ocorrido esta madrugada, ter soterrado dormitórios de uma empresa mineira, informaram hoje as autoridades locais.

O aluimento de terras, que teve lugar pouco depois da meia-noite, `engoliu` dormitórios de 15 funcionários e três residências em Shangluo, na província de Shaanxi, no norte da China, segundo indicaram as autoridades locais em comunicado.

Aproximadamente 40 pessoas continuam desaparecidas, tendo sido destacados para a zona, entretanto evacuada, polícias, bombeiros e profissionais de saúde.

Segundo a agência Xinhua, o operador da mina é a companhia Wuzhou que, segundo a empresa-mãe, é principalmente produtora de vanádio, um elemento químico metálico.

Um outro incidente foi registado na noite de terça-feira numa mina, na província de Guizhou, no sudoeste da China. Dez pessoas morreram e pelo menos uma continua desaparecida depois de uma explosão numa mina de carvão, onde também prosseguiam hoje as operações de salvamento e resgate.

A China -- o maior produtor mundial de carvão -- procura melhorar os padrões de segurança do setor, cujos regulamentos são frequentemente desrespeitados e a corrupção permite aos patrões da exploração mineira alcançar lucros à custa da segurança dos trabalhadores.

Os acidentes em minas de carvão na China fizeram, no ano passado, 931 mortos, de acordo com dados oficiais divulgados em março.

Tópicos
pub