China destaca relação "sem rivalidades ou confrontações" com União Europeia

por Lusa

A China enalteceu hoje as "alterações positivas" nas relações com a União Europeia (UE), sem "rivalidades ou confrontações", em contraste com a crescente tensão que mantém com os Estados Unidos na região Ásia Pacífico.

Houve "alterações positivas, que não se tratam de um fenómeno temporal, mas antes de uma escolha inevitável", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, referindo-se à postura dos líderes europeus para com a China.

Numa conferência de imprensa realizada em paralelo à sessão anual da Assembleia Nacional Popular chinesa, em Pequim, Wang disse que a Europa "vê hoje o desenvolvimento e a ascensão da China de forma mais objetiva e razoável".

"A China sempre viu a Europa como um ator importante num mundo multipolar", acrescentou.

Já sobre as relações com os EUA, Wang criticou o aumento da capacidade militar na vizinha Coreia do Sul e em áreas do Mar do Sul da China reclamadas por Pequim.

Sem mencionar as atuais fricções comerciais, em torno das acusações de Bruxelas que apontam para concorrência desleal nas exportações de aço oriundas da China, Wang disse ter certeza de que Pequim e Bruxelas "serão cada vez mais próximos".

Tópicos
pub