China restringe exportações de `drones` e supercomputadores por motivos de segurança

por Lusa

Pequim, 02 ago (Lusa) -- O Governo chinês vai restringir, a partir de 15 de agosto, a exportação de alguns tipos de `drones` e supercomputadores por motivos de segurança nacional, informou hoje a imprensa chinesa.

A decisão, acordada pelo Ministério de Comércio e a Administração Geral das Alfândegas, é dirigida a dispositivos para uso militar.

A proibição de venda no exterior vai ser aplicada aos `drones` -- veículos aéreos não tripulados -- com capacidade de voo durante mais de uma hora ou acima de 15.420 metros, ou que sejam capazes de operar sob ventos fortes.

A restrição abrange ainda computadores equipados com 8 `teraflops`, ou seja, com capacidade de oito mil milhões de operações por segundo.

As autoridades chinesas não especificaram as razões pelas quais estes aparelhos podem afetar a segurança nacional chinesa.

A imprensa chinesa cita um incidente com um `drone` abatido pelo exército paquistanês e alegadamente controlado pelas forças armadas indianas, numa zona fronteiriça disputada pela Índia e Paquistão, que se acredita ser de fabrico chinês.

Estima-se que a decisão seja uma tentativa por parte do governo chinês de proteger uma tecnologia que é considerada chave no seu desenvolvimento militar.

"A proibição destina-se aos `drones` não desenhados para uso comercial e vai proteger as tecnologias chave das empresas chinesas", disse Shao Jianhuo, vicepresicente da DJI Technology, o principal fabricante de `drones` de uso civil chinês, citado pelo diário oficial China Daily.

A DJI anunciou também este fim de semana que em junho e julho triplicou as suas vendas de `drones` na América Latina em relação ao período homólogo do ano passado.

O México, Brasil, Chile e Paraguai foram os seus principais mercados, segundo a empresa chinesa.

A China exportou entre janeiro e maio deste ano 160.000 `drones` civis, 69 vezes mais do que no mesmo período do ano anterior, pelo valor de 121 milhões de dólares, 55 vezes mais, segundo dados oficiais.

Tópicos
pub