Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

China vai investir 11 mil milhões de euros em infraestruturas aeronáuticas este ano

por Lusa

Pequim, 11 jan (Lusa) - A China planeia investir este ano cerca de 77 mil milhões de yuan (10,7 mil milhões de euros) na construção de infraestruturas aeronáuticas, sobretudo aeroportos, informou hoje a Administração da Aviação Civil da China (CAAC).

Num comunicado, citado pelo jornal oficial Diário do Povo, o organismo anunciou o arranque da construção de 11 projetos chave e 52 obras de expansão ou modernização de infraestruturas já existentes.

Já o segundo aeroporto internacional de Pequim, que deverá estar concluído em 2019 e terá capacidade para acolher anualmente 100 milhões de passageiros, "está em bom andamento", lê-se na mesma nota.

Com um orçamento a rondar os 70 mil milhões de yuan (9.781 milhões de euros), a infraestrutura nova visa aliviar o atual aeroporto da capital chinesa, o segundo mais movimentado do mundo.

Citado pelo Diário do Povo, o diretor adjunto da CAAC, Dong Zhiyi, revelou que a China pretende construir 66 novos aeroportos nos próximos cinco anos, aumentando para 272 o número destas infraestruturas em todo o país.

O "gigante" asiático superou em 2011 os Estados Unidos da América como o maior emissor mundial de turistas e, em 2015, cerca de 120 milhões de chineses viajaram para fora do país, um acréscimo de 16% relativamente ao ano anterior.

pub