Colapso de mina na África do Sul deixa dezenas de mineiros nos escombros

por Sandra Salvado - RTP
Mpumalanga EMS

Mais de uma centena de pessoas ficaram debaixo dos escombros, após o colapso de uma mina de ouro na África do Sul. O incidente ocorreu na província de Mpumalanga. As autoridades desconhecem ainda as causas, mas adiantam que 87 mineiros já foram resgatados.

Mais de 100 pessoas ficaram debaixo dos escombros, após o desmoronamento de uma mina de ouro na província de Mpumalanga, no nordeste do país. 

De acordo com os últimos dados oficiais, citados pela agência Reuters, pelo menos 87 mineiros já foram resgatados.


As equipas de emergência continuam no local em busca de sobreviventes.

Segundo o porta-voz do Sindicato da Associação dos Mineiros e da Construção, Manzini Zungu, cerca de 115 pessoas estavam presas debaixo de terra após o colapso.

Zungu disse ainda que “não está claro o que causou o acidente” e adiantou que estão a ser investigadas as causas do desabamento, que ocorreu na entrada principal da mina.


As minas constituem parte fundamental da economia da África do Sul, o quarto maior exportador mundial de ouro. O país tem algumas das explorações mais profundas do mundo e os acidentes acontecem com frequência.
Explorações ilegais
Muitas das mortes dos últimos anos em minas têm ocorrido em explorações ilegais.  Ainda assim, os acidentes têm diminuído devido ao facto das práticas de segurança terem sido melhoradas e ter havido uma redução na força de trabalho.

Segundo números divulgados pela agência Reutes, no ano passado, 77 trabalhadores foram mortos em acidentes, o menor número já registrado.
Tópicos
pub