Comboio com refugiados e migrantes retido na fronteira entre a Áustria e a Hungria

por Paula Véran

Foto: reuters

É mais um novo caso a envolver refugiados e migrantes envolvendo centenas de pessoas. A situação foi, entretanto, resolvida já esta tarde.

A empresa que administra a circulação de comboios na Áustria referiu que pelo menos um dos comboios ficou retido na cidade húngara de Hegyeshalom devido a sobrelotação. Algumas pessoas desembarcaram, informou depois.

Fonte da polícia de Viena de Áustria referiu que as forças de segurança quiseram também certificar-se se algum dos migrantes já tinha pedido asilo na Hungria.

As autoridades austríacas alegaram que muitas pessoas pediram asilo político à Hungria e, por isso, deveriam voltar a Budapeste. Relativamente aos outros, a Áustria aceitou deixar seguir viagem.

Esta segunda-feira, Angela Merkel mostrou-se preocupada com a atitude de alguns Governos relativamente aos milhares que diariamente tentam chegar à Europa. A Chanceler preferia que se falasse no que fazer para apoiar estas pessoas pois começa a ver posta em causa a livre circulação de pessoas, estabelecida pelo acordo de Schengen.
pub