Comissão Europeia e Parlamento Europeu expressam solidariedade com alemães

por Lusa

Bruxelas, 23 jul (Lusa) - Os presidentes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, Jean-Claude Juncker e Martin Schulz, expressaram hoje solidariedade com as vítimas do tiroteio, registado na sexta-feira em Munique, do qual resultaram dez mortos.

"Os nossos pensamentos estão com as vítimas de Munique, as suas famílias e os políticas que arriscaram as suas vidas para defender uma sociedade pacífica", disse Juncker numa mensagem colocada na rede social Twitter.

O presidente do Parlamento Europeu também escreveu nessa rede social estar "profundamente afetado e horrorizado pelo ataque" na capital bávara, transmitindo igualmente o seu pesar às vítimas e aos seus familiares.

Um jovem alemão-iraniano de 18 anos provocou, na sexta-feira, o caos na capital da Baviera depois de abrir fogo numa zona comercial da cidade de Munique e matar a tiro nove pessoas, tendo acabado por se suicidar após o ataque.

O cadáver do autor dos disparos foi descoberto a cerca de um quilómetro do local, pelas autoridades, que em conferência de imprensa disseram que se tratou de um "ato de loucura", não havendo qualquer indício de ligação ao grupo extremista Estado Islâmico.

Cinco da nove vítimas mortais do tiroteio no centro comercial de Munique eram menores de idade, segundo informações divulgadas hoje por fontes policiais da capital bávara, citadas pelos media locais.

O último balanço oficial da polícia depois do tiroteio, que aconteceu na sexta-feira, indica que 16 feridos continuam internados nos hospitais da região, três deles em estado grave.

Tópicos
pub