Como se fez o papa argentino

por RTP

Em entrevista ao programa "Olhar o Mundo", Aldo Casas, um dos dirigentes históricos do que foi na Argentina o Movimento Al Socialismo (MAS), analisa a evolução de Jorge Bergoglio e a sua longa marcha até ao lugar de chefe supremo da Igreja católica.

Quem atendesse apenas à imagem actual do papa estaria longe de supor que ele começara o seu percurso com uma activa ligação à direita peronista e marcando distâncias muito claras face a movimentos como a "Teologia da Libertação".

Inversamente, quem se fixasse nesse ponto de partida, e ignorasse o conjunto do percurso biográfico posterior, deixaria escapar os motivos da metamorfose de Bergoglio neste papa que intervém, que convoca os movimentos sociais e que por vezes se torna alvo de veementes ataques vindos da direita mais fundamentalista.

Aldo Casas, antropólogo, militante político, durante muitos anos dirigente do MAS, depois co-fundador e actualmente membro do Conselho de Redacção da revista "Herramienta", foi entrevistado sobre este tema por António Mateus, para o programa "Olhar o mundo".
pub