Congresso da Guatemala levanta imunidade ao Presidente acusado de corrupção

por Lusa

O Congresso da Guatemala decidiu hoje, por unanimidade, retirar a imunidade ao Presidente do país, Otto Pérez Molina, que está acusado de liderar uma rede de corrupção aduaneira, "La Linea".

"Declaramos aprovado o levantamento da imunidade do Presidente", anunciou o congressista Carlos Herrera, secretário do comité de direção do Congresso.

A resolução foi aprovada com 132 votos favoráveis.

O pedido foi feito no passado 21 de agosto pelo Ministério Público e pela Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala, que argumentou ter provas suficientes que envolvem o Presidente numa rede de corrupção.

A semana passada o Procurador-geral da Guatemala recomendou ao chefe de Estado para se demitir devido às acusações com o objetivo de preservar a estabilidade do país, que tem sido palco de grandes protestos antigovernamentais.

O escândalo rebentou em abril, quando a Comissão Internacional Contra a impunidade na Guatemala, entidade da ONU com a função de sanear o sistema judiciário, infiltrado pelo crime organizado, acusou um dos principais assessores da vice-presidente, Roxana Baldetti, de envolvimento numa rede de contrabando e fraude aos impostos.

Baldetti deixou o cargo em 08 de maio.

O escândalo de corrupção tem desencadeado grandes protestos na Guatemala que, a 06 de setembro, escolhe o sucessor de Otto Pérez, um conservador general na reserva, no poder desde 2012, a quem é vedada a possibilidade de recandidatura.

No passado domingo, o Presidente da Guatemala quebrou o silêncio sobre o caso, negando a sua participação na rede de corrupção, garantindo que vai dar "a cara" diante da Justiça e assumir a sua a responsabilidade, mas recusando demitir-se.

O mandato de Otto Pérez termina em janeiro.

Tópicos
pub