Coreia do Norte acusa Sul de declarar guerra em Kaesong

por Inês Geraldo - RTP
Tensão entre as Coreias agudiza-se REUTERS

A Coreia do Sul suspendeu as operações no complexo industrial partilhado de Kaesong e o repatriamento de cidadãos para a metade meridional da Península Coreana. Em resposta, o Norte avisou esta quinta-feira que a posição de Seul equivale a uma declaração de guerra numa zona de exclusão militar, expulsando os sul-coreanos do complexo e bloqueando a retirada de equipamento. A situação é cada vez mais tensa, também por causa do lançamento de um míssil de longo alcance por parte do regime de Pyongyang.

Na última quarta-feira, a Coreia do Sul anunciou a suspensão de atividades no complexo industrial de Kaesong, onde se juntam as duas Coreias, numa zona de não-agressão entre os dois países.

Em causa está ainda o lançamento de um míssil de longo alcance por parte da Coreia do Norte, já depois de o regime de Kim Jong-un ter reclamado sucesso no ensaio de uma bomba de hidrogénio, há pouco mais de um mês.

Depois do anúncio, foi pedido aos cidadãos sul-coreanos que trabalham em Kaesong o regresso ao país. Em declarações a agências internacionais, as autoridades estimam que todos os sul-coreanos empregados no complexo industrial estarão de regresso ao país de origem dentro de uma semana.

Porém, em comunicado, nos norte-coreanos vieram vincar o facto de se tratar de uma zona partilhada entre os dois países. Isto para considerar a retirada de empregados e a cessação da atividade por parte das empresas sul-coreanas como uma declaração de guerra.

Pyongyang fez mesmo um ultimato: deu até sábado para que todos os cidadãos sul-coreanos abandonem Kaesong.

Esta não é a primeira vez que é declarada a suspensão de atividades em Kaesong. Em abril de 2013, o Norte parou todas as operações em Kaesong durante quatro meses, em resposta a exercícios militares entre Estados Unidos e Coreia do Sul.
Sanções de Washington

O ambiente entre as duas Coreias tem atingido níveis de grande tensão e, nos Estados Unidos, o Senado norte-americano aprovou durante a última madrugada um projeto de lei para impor novas sanções à Coreia do Norte.


Foto: Reuters
O regime norte-coreano rejeitou as acusações alegando tratar-se de um lançamento de um satélite de observação terrestre que já se encontra em órbitra.

As novas sanções juntam-se às já declaradas pela ONU e serão analisadas pela Câmara dos Representantes antes de chegarem à Casa Branca.

Paralelamente, surgem notícias de que o exército norte-americano lançou para águas perto da Península Coreana um submarino de propulsão nuclear, com capacidade para transportar mísseis Tomahawk. A informação foi confirmada por fontes militares sul-coreanas à agência Yonhap.

A situação entre as Coreias fez com que o Japão estreitasse ligações militares à Coreia do Sul.
Tópicos
pub