Descoberta a galáxia mais luminosa no universo mais próximo da Terra

| Mundo

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo o português José Afonso, descobriu a galáxia mais luminosa no universo mais próximo da Terra, com um brilho superior a 10 biliões de estrelas como o Sol, informou hoje a Universidade de Lisboa.

A galáxia (grande conjunto de estrelas) situa-se a dois mil milhões de anos-luz da Terra, no chamado Universo Local.

Em declarações à agência Lusa, o diretor do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL), José Afonso, adiantou que o próximo passo da investigação será perceber de que forma se formou a grande luminosidade da galáxia, que estará associada a "uma formação de estrelas explosiva" e à atividade que rodeia um "buraco negro gigantesco" central, que, "ao engolir material", fá-lo "brilhar de forma muito intensa".

A descoberta, explicou, é inédita e interessante porque as galáxias com enorme luminosidade são mais comuns no universo distante, a seis ou sete mil milhões anos-luz da Terra.

O cálculo da luminosidade da galáxia IRAS 08572+3915, conhecida há 30 anos, foi feito pela equipa de astrónomos a partir de uma análise detalhada de novas observações, realizadas com o Telescópio Espacial Herschel, da ESA, e com o Telescópio Espacial Spitzer, da NASA.

O grupo de 19 cientistas, liderado por Andreas Efstathiou, da Universidade Europeia de Chipre, propõe-se estudar a origem da luminosidade da galáxia com um instrumento mais potente, o ALMA, o maior radiotelescópio do mundo.

Tópicos:

Astronomia, Telescópio Espacial Herschel, Telescópio Espacial Spitzer,

A informação mais vista

+ Em Foco

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

Segundo um relatório da Amnistia Internacional, o número de mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal continua elevado.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.