Descobertas 300 galáxias até agora desconhecidas

por Miguel Gonçalves

Astrónomos que estudavam uma zona misteriosa do Universo, designada 'Grande Atrator', detetaram nessa região cerca de 800 galáxias, 300 das quais até agora desconhecidas.

A descoberta poderá a judar a perceber o que se passa naquela zona, até agora quase só compreendida através dos seus efeitos.

O "Grande Atractor" fica a 1250 milhões de anos luz da Terra e é um local para onde são atraídas centenas de galáxias, incluindo a nossa, a Via Láctea.

A única coisa sobre o fenómeno é que, para ter a força gravitacional que demonstra, o "Grande Atrator" tem de ter uma massa "astronómica", explica Miguel Gonçalves.

O brilho da nossa galáxia impedia até agora os astrónomos humanos de ver o que se passava naquela zona e o que provocava o efeito.

Agora a através de um telescópio australiano muito melhorado, foram detetadas 800 galáxias naquela zona, cerca de um terço das quais completamente desconhecida até agora.

Mas essa não foi a única notícia da semana. Foi redescoberta uma galáxia anã que está a ser 'engolida' por uma galáxia maior.

A redescoberta da galáxia anã, que havia 'desaparecido' e que muitos astrónomos julgavam já ter sido 'engolida', deveu-se a astrónomos amadores.