Destroços de avião encontrados no Índico já estão em França

por João Ferreira Pelarigo - RTP
Reuters

O pedaço de asa que os especialistas acreditam ser do Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido em março do ano passado já está em território francês para ser analisado. Os testes devem começar na próxima quarta-feira.

A peça foi encontrada em Reunião, território francês no Oceano Índico, e foi levada para Paris. Será agora transportada para um laboratório do Ministério da Defesa em Toulouse, para análise.

O avião, procedente daquela ilha no Índico, aterrou às 6h20 (5h20 em Lisboa) no aeroporto de Orly, em Paris.

Uma equipa da companhia aérea malaia também já aterrou em França para acompanhar os trabalhos de peritagem, que devem começar na próxima quarta-feira, segundo os responsáveis franceses.

Os especialistas dizem que o objeto, com cerca de dois metros, pode ser parte de uma das asas do avião que em março de 2014 fez o voo MH370, com saída de Kuala Lumpur e destino a Pequim.
"Cada vez mais confiantes"
Martin Dolan, comissário-chefe do Departamento australiano para a Segurança dos Transportes, afirmou que na agência estão "cada vez mais confiantes de que estes destroços são do MH370", escreve a BBC.

"Não há registos de outros casos de perda de pedaços da asa de aviões Boeing 777", destacou Dolan.

Autoridades australianas, bem como o primeiro-ministro da Malásia Najib Razak, dizem que a localização da peça em Reunião é consistente com análises da investigação.

O laboratório do exército francês, o DGA TA, vai fazer a verificação do número de série do objeto e avançar com outros testes. Estes peritos de Toulouse estiveram também envolvidos na análise de peças de um voo da Air France que caiu em 2009.
Tópicos
pub