Destroços podem ser de voo da Malásia desaparecido há um ano

por Alexandre Brito - RTP
Prisca Bigot - Zinfos974/ Reuters

O vice-ministro dos Transportes da Malásia deu esta quinta-feira como “praticamente certo” que os destroços encontrados na ilha de Reunião, no Oceano Índico, são de um Boeing 777. Estão agora em curso investigações para saber se esse Boeing é o das linhas aéreas da Malásia que desapareceu em março de 2014.

É dos maiores mistérios da aviação comercial. Há um ano, um Boeing 777 da Linhas Aéreas da Malásia, com 239 passageiros a bordo, desapareceu do radar quando fazia um voo de Kuala Lumpur para Pequim. Até hoje, apesar das várias operações de busca que foram desencadeadas, não foram encontrados destroços ou vestígios do avião.

Até hoje, porque esta quarta-feira foram encontrados destroços de um avião, uma peça com pouco mais de dois metros de comprimento, em tudo semelhante a uma asa, que pode ser do aparelho desaparecido. 


Investigação em curso
Especialistas em aviação estão neste momento a analisar os destroços para certificar que se trata efetivamente de uma peça do Boeing da Malásia.

“É efetivamente um desenvolvimento muito importante e, se os destroços forem efetivamente do MH370, será possível às famílias fazer o seu luto”, disse o ministro australiano dos Transportes e Infraestruturas, Warren Truss.

“A ilha de Reunião fica muito longe da zona onde foram feitas as buscas (ao largo da Austrália) mas é coerente com o que nós sabemos e coerente com as informações que recolhemos por satélite”, acrescentou.

O avião da Malaysia Airlines desapareceu em Março de 2014 quando estava em rota de Kuala Lumpur para Beijing. O avião despareceu dos radares e desde então, apesar das muitas buscas realizadas na altura, nunca foram encontrados vestígios do aparelho.
Tópicos
pub