Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Dezenas de mortos em atentado com carro armadilhado no Iraque

por RTP
Ahmed Saad - Reuters (Arquivo)

Pelo menos 32 pessoas morreram esta segunda-feira e dezenas ficaram feridas em Bagdade num atentado com veículo armadilhado, segundo o mais recente balanço feito pelas autoridades iraquianas.

Segundo a France Presse, várias vítimas são trabalhadores à jorna que aguardavam ser contratados naquele local. O ataque ocorreu numa praça de Sadr City, um bairro no nordeste da capital iraquiana, palco frequente de ataques terroristas.

O ataque desta segunda-feira acontece no mesmo dia em que François Hollande chegou ao país. O Presidente francês já tinha visitado o Iraque em setembro de 2014 e continua a ser o único chefe de Estado da coligação internacional liderada pelos norte-americanos que luta contra o Estado Islâmico a visitar o país.

Hollande disse aos soldados franceses que treinam as forças especiais iraquianas que o seu envolvimento no combate ao grupo extremista Estado Islâmico é essencial para evitar ataques terroristas em França.
Duplo atentado no sábado
No sábado, um duplo atentado reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico num mercado, no centro da cidade, causou 27 mortos e dezenas de feridos.

O Iraque continua a ser regularmente palco de atentados bombistas ou com veículos armadilhados, geralmente reivindicados pelo Estado Islâmico, que considera os muçulmanos xiitas, maioritários no Iraque, hereges.

O grupo jihadista perdeu uma boa parte dos territórios que tinha conquistado em 2014 naquele país, mas mantém um bastião em Mossul, no norte, que as forças armadas iraquianas tentam reconquistar com a ajuda de uma coligação internacional.

c/ Lusa

pub