Documentos de Snowden acessíveis on-line

| Mundo

O dirigente da ACLU, Anthony Romero
|

Uma organização norte-americana de direitos cívicos, a ACLU, lançou um site especializado na divulgação dos documentos secretos que Edward Snowden começou, desde junho do ano passado, a tornar públicos, nomeadamente através do diário britânico Guardian. A ACLU justifica a iniciativa sublinhando que, "na realidade, os documentos desta base de dados na sua maioria nunca deviam ter sido secretos".

A ACLU (União Americana das Liberdades Civis) fixou-se o ambicioso objectivo de tornar acessíveis na net todos os documentos publicados por Edward Snowden. Para já, o que existe na base de dados são pouco mais de duas centenas de ficheiros PDF, que recuam no tempo até ao ano de 1986 e que têm como tema predominante o de actividades ilegais de serviços secretos norte-americanos, como a NSA.

Apesar do começo modesto, com documentos muito seleccionados e em número restrito, a base de dados da ACLU revela os seus desígnios relativamente ambiciosos, desde logo pela variedade de meios de busca que são colocados à disposição do utilizador: por palavras-chave no texto ou no título, por tema, pela origem do documento procurado (se vem do Congresso dos EUA, se vem do tribunal especializado na fiscalização dos serviços secretos, designado por FISA, ou de oputra instância).

Tópicos:

ACLU, NSA, base de dados, espionagem, Snowden,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.