Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Dois comboios de passageiros colidiram na Alemanha

por RTP
Dois comboios de passageiros colidiram frontalmente na Baviera, sul da Alemanha Michael Dalder - Reuters

Subiu para nove o número de mortos na sequência da colisão frontal de dois comboios no sul da Alemanha. Ao príncípio da tarde, num balanço atualizado, a polícia reduziu substancialmente a estimativa de feridos graves e ligeiros. As causas do acidente ainda estão por apurar.

O acidente ocorreu entre Rosenheim e Holzkirchen, perto da vila termal de Bad Aibling, Baviera, sul da Alemanha.

"Dois comboios chocaram um com o outro," disse um porta-voz das autoridades de segurança citado pela Agência Reuters.

Contactada pela Antena1 esta manhã, a Secretaria de Estado das Comunidades não tem, para já, informação sobre a possível existência de cidadãos portugueses entre os envolvidos na colisão.

Para além das nove vítimas mortais, as autoridades bávaras assinalam agora a existência de cerca de 100 feridos, dos quais 18 em estado grave. O balanço anterior apontava para 150 feridos, 50 graves. Há ainda dois desaparecidos, que continuam a ser buscados pelas equipas de socorro.

O ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt, informou que está em curso um inquérito para determinar as causas do incidente, que ocorreu "a baixa velocidade, numa linha única", segundo um porta-voz da polícia citado pela Agência France Presse.  

A colisão frontal entre comboios ocorreu ao principio da manhã, pelas 6h48 hora local (05h48 GMT), perto da localidade de Bad Aibling, na região da Baviera, no sul da Alemanha, onde a Antena1 descobriu um português que vive muito perto do local do incidente.

Amândio Sousa conta o que sabe sobre a tragédia que aconteceu quase à sua porta, dá contas das "gigantescas" operações de socorro em curso e fala de um ambiente generalizado de consternação.

Várias equipas de socorro estão no local.

#Bahn #Bayern #Germany #train-Collosion #Meridian - Bad Aibling #Video
Pelo menos um dos comboios descarrilou e várias carruagens tombaram ao lado da via.

"Este é o maior acidente que tivemos em anos nesta região e temos muitos médicos de urgência, ambulâncias e helicopteros no local", afirmou Stefan Sonntag, outro porta-voz da polícia, à Associated Press Agency.

A chanceler alemã, Angela Merkel, reagiu, dizendo-se "triste e abalada" com o acidente.
Tópicos
pub