Dois Minutos e Alguns Segundos

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Uma pulseira que garante com uma probabilidade de 89% qual a altura ideal para conceber um filho. Uma aplicação que transforma os desenhos desse filho em jóias inesquecíveis. Em Dois Minutos e Alguns Segundos, a rubrica habitual do Jornal 2 às terças feiras, João Costa mostra como é possível encontrar na internet ajudas úteis para a vida de todos os dias.

Uma pulseira que ajuda a engravidar

(www.avawomen.com)

Um wearable ao serviço da fertilidade. A AVA é capaz de controlar os ciclos menstruais da mulher e de detetar a ovulação.

Existem vários métodos naturais para identificar os dias férteis e conhecer a ovulação da mulher - calendário, temperatura basal ou muco cervical, entre outros. Estão também disponíveis várias aplicações móveis que registam o período menstrual das mulheres com o objetivo de mostrar qual a probabilidade do dia fértil.

A pulseira AVA promete revolucionar este cálculo e revelar à mulher os 5,3 dias férteis por mês com 89% de precisão. Este dispositivo usa dez sensores para coletar informações biológicas. Sincroniza os vários indicadores físicos com a aplicação móvel, incluindo a variabilidade da frequência cardíaca e a perda de calor para determinar a previsão. Monitoriza as mudanças hormonais do corpo, impercetíveis ao toque ou ao olhar.

Desenvolvido em Zurique, na Suíça, e aprovado pelo regulador norte-americano Food and Drug Administration (FDA), mesmo assim, não deverá dispensar a consulta médica.

Esta pulseira inteligente deve ser usada durante o sono e está disponível por 199 dólares em www.avawomen.com, em alternativa consulte também www.kindara.com e www.duofertility.com.



Desenhos de crianças transformados em jóias

(www.tasarimtakarim.com)

Uma empresa turca que converte ilustrações de crianças em jóias de prata ou ouro totalmente personalizadas.

Yasemin Erdin Tavukçu e Özgür Karavit, que também são mães e acreditam na importância de incentivar as crianças a desenharem.

Elas sabem da relevância dos desenhos dos seus filhos, e em vez de guardarem as obras de arte no fundo baú, decidiram comercializar esta ideia para eternizar junto delas, sob a forma de colares, brincos, ou pulseiras.
As peças são entregues num prazo de uma semana. Basta enviar o desenho, receber a cotação e efetivar a compra. Estas jóias variam entre 125 e 195 euros.

A dupla diz que o maior presente, é ver o orgulho das crianças verem os seus desenhos transformados em jóias.
pub