Donal Trump diz que discorda do papa sobre alterações climáticas

por Lusa

Washington, 24 set (Lusa) -- O milionário que lidera as sondagens para as primárias do Partido Republicano dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que discorda do papa e que considera as alterações climáticas "uma farsa".

Questionado na CNN sobre as declarações feitas pelo papa na quarta-feira em Washington em favor de uma ação decisiva em defesa do ambiente, Trump disse não concordar.

"Penso que a pureza do ar é um problema premente, queremos ar e água puros. É muito importante para mim e ganhei vários prémios ambientais. Mas não acredito nas alterações climáticas", disse o candidato à nomeação republicana para as presidenciais norte-americanas de 2016.

"Já lhe chamámos aquecimento global, alterações climáticas, agora chamam-lhe fenómenos extremos de meteorologia. (...) "Mas, veja, é o tempo. Temos grandes inundações, (...) as notícias da noite mostram sempre uma grande tempestade, um tornado, isto ou aquilo. O tempo é assim", acrescentou.

"Acredito é ar puro, em água pura, nisso tudo, mas penso que não podemos destruir o nosso país", disse.

Trump segue neste ponto a ortodoxia dos republicanos dos Estados unidos, que se opõem à agenda ambiental do presidente Barack Obama, nomeadamente ao plano de redução das emissões de gases com efeito de estufa.

pub