Donald Trump é a Figura do Ano da revista Time

por Sérgio Alexandre - RTP
"É uma grande honra, tem um enorme significado", comentou Donald Trump Brendan McDermid - Reuters

A revista norte-americana Time escolheu o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, como Figura de 2016.

Todos os anos, em dezembro, a revista Time designa uma pessoa ou entidade mundial que se tenha destacado de todas as outras, para o melhor ou para o pior. Este ano, o semanário norte-americano escolheu o Presidente eleito dos Estados Unidos.

"É uma grande honra, tem um enorme significado", comentou Donald Trump, entrevistado pelo programa da NBC Today, poucos minutos depois do anúncio.

Para o melhor ou para o pior: eis a questão para a Time. Num editorial assinado pela jornalista Nancy Gibbs, a revista estabelece que a resposta a essa pergunta é mesmo o principal desafio para o homem que passará a ocupar a Casa Branca em janeiro, para governar um país profundamente dividido na escolha entre os dois adjetivos.

Em representação do Partido Republicano, o controverso magnata do imobiliário Donald Trump venceu em novembro as eleições para a Presidência dos Estados Unidos da América, derrotando a democrata Hillary Clinton.

As eleições foram o culminar de uma longa campanha de grande animosidade entre os dois candidatos, com Trump a acabar por fazer valer a sua agenda de propostas radicais, que o levou a colecionar um número de grandes eleitores em quantidade mais do que suficiente para se tornar no próximo presidente do país.

Nos dias seguintes ao voto, sucederam-se tumultos nas principais cidades americanas, com dezenas de milhares de pessoas a renegarem Trump. O homem que vai ocupar o lugar de Barack Obama rapidamente começou a ser glosado como Presidente dos Estados Divididos da América. E ainda nem se sentou na Sala Oval.

Para o melhor ou para o pior, a revista Time escolheu-o para figura do ano.
Tópicos
pub